Comercial leve Fiat será lançado no segundo semestre com controles de tração, de estabilidade e assistente de rampa
Apesar de já ter confirmado o adiamento do lançamento da Nova Strada em decorrência da pandemia da Covid-19, a Fiat quer evitar que potenciais consumidores optem por veículos da concorrência. Para isso, tem recorrentemente divulgado detalhes e imagens do comercial leve, agora previsto para chegar às revendas no segundo semestre.
A mais recente ação nesse sentido é a criação da página oficial do modelo na internet. Desde esta terça-feira, 7, os interessados podem acessar a www.fiat.com.br/novastrada.html para descobrir os conteúdos e dados técnicos e, mais adiante, até reservar a compra.
Já na estreia, o site traz a primeira imagem oficial da versão com cabine simples, que, segundo a Fiat, passa a ter o maior volume de carga da categoria — 1.354 litros — e capacidade para até 720 quilos. A configuração com cabine dupla, a primeira no mundo com quatro portas e cinco lugares no segmento compacto, pode carregar 844 litros ou 650 quilos.
LEIA MAIS
→FCA mantém investimento, mas prorroga o ciclo em um ano
→Fiat lidera segmento de picapes por 15 anos consecutivos
→Com nova Strada, novo impulso para o segmento das picapes pequenas
A empresa adianta que, nas versões mais soficisticadas, a nova Strada terá faróis em LED e quatro airbags de série e que toda linha contará com E-Locker – Controle de Tração Avançado (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.
Serão oferecidas três versões de acabamento — Endurance, Freedom e Volcano —, a primeira com motor Fire EVO 1.4 e as demais com o Firefly 1.3, já conhecido do Argo. Os preços ainda não foram divulgados, mas especula-se que estarão na faixa de R$ 62 mil, para a Endurance cabine simples, a R$ 85 mil na topo de linha Volcano.
LÍDER HISTÓRICA
Líder absoluta por duas décadas entre as picapes compactas no País, a Strada está completando 22 anos. O modelo inovou com a primeira cabine estendida em 1999, versão aventureira em 2002, bloqueio eletrônico do diferencial em 2008, cabine dupla no ano seguinte e terceira porta em 2013.
A força de mercado do modelo segue intacta. No primeiro trimestre, acumulou 14,4 mil emplacamentos e participação de 59,7% no segmento. A VW Saveiro, vice-líder, somou 9,1 mil unidades, fatia de 35,3%, enquanto a Chevrolet Montana, terceira colocada, teve apenas 1,3 mil unidades licenciadas, 5% das vendas.
Esse desempenho chama a atenção. Apesar da proximidade da chegada da nova linha, quando normalmente a antiga geração perde atratividade e vendas, a Strada tem, em 2020, participação até superior à que obteve no ano passado. Em 2019, somou 76,2 mil licenciamentos, equivalentes a 58,2% do segmento, ante 32,3% da Saveiro e de 9,6% da Montana.
Foto: Divulgação/Fiat
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.