Empresa

Mercedes-Benz encerra o trimestre em queda de 15% nas vendas globais

Impactos da pandemia do novo coronavírus interrompem o aumento da demanda percebida no início do ano

Encerrado o primeiro trimestre do ano, as fabricantes de veículos passam a contabilizar os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus no mercado automotivo. Balanço do desempenho de vendas globais da Mercedes-Benz divulgado na quarta-feira, 8, registra 477,3 mil carros entregues, uma queda de 14,9% no período quando comparado aos três primeiros meses do ano passado.

Declínio igual, de 14,9%, também anotou o negócio de comerciais leves, com 64,5 mil unidades vendidas de Cito, Vito e Sprinter.

Para a empresa o resultado decepciona especialmente porque o ano começou com aumentos significativos nas entregas globais. “Conseguimos aumentar as vendas no início do ano, principalmente em janeiro. Mas o impacto da crise provado pelo novo coronavírus enfraqueceu seriamente vendas e, portanto, não atingimos nossas metas no primeiro trimestre”, conta em nota Marcus Breitschwerdt, chefe de Vans Mercedes-Benz.

De acordo com a companhia, a situação desafiadora fortaleceu os atendimentos online, em especial as entregas de peças e serviços de emergência, com destaque para o papel do Centro Global de Logística da fabricante, em Germersheim, Alemanha, responsável pelo envio de componentes para os pontos de serviços da marca de todo o mundo.

“As repercussões do coronavírus afetam a todos e continuarão conosco nas próximas semanas. Tomamos medidas para proteger clientes e funcionários desde o início e, juntamente com parceiros globais de varejo, fortalecemos ainda mais as atividades online. Não perdemos de vista nossos objetivos e continuamos a trabalhar em planejamento estratégico e projetos futuros, para que possamos voltar rapidamente aos trilhos após a crise”, afirma Britta Seeger, membro do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz responsável por marketing e vendas.

LEIA MAIS

→Daimler anuncia nova estrutura corporativa

→Daimler apura lucro líquido 64% menor em 2019


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás