Impactos da pandemia do novo coronavírus interrompem o aumento da demanda percebida no início do ano
Encerrado o primeiro trimestre do ano, as fabricantes de veículos passam a contabilizar os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus no mercado automotivo. Balanço do desempenho de vendas globais da Mercedes-Benz divulgado na quarta-feira, 8, registra 477,3 mil carros entregues, uma queda de 14,9% no período quando comparado aos três primeiros meses do ano passado.
Declínio igual, de 14,9%, também anotou o negócio de comerciais leves, com 64,5 mil unidades vendidas de Cito, Vito e Sprinter.
Para a empresa o resultado decepciona especialmente porque o ano começou com aumentos significativos nas entregas globais. “Conseguimos aumentar as vendas no início do ano, principalmente em janeiro. Mas o impacto da crise provado pelo novo coronavírus enfraqueceu seriamente vendas e, portanto, não atingimos nossas metas no primeiro trimestre”, conta em nota Marcus Breitschwerdt, chefe de Vans Mercedes-Benz.
De acordo com a companhia, a situação desafiadora fortaleceu os atendimentos online, em especial as entregas de peças e serviços de emergência, com destaque para o papel do Centro Global de Logística da fabricante, em Germersheim, Alemanha, responsável pelo envio de componentes para os pontos de serviços da marca de todo o mundo.
“As repercussões do coronavírus afetam a todos e continuarão conosco nas próximas semanas. Tomamos medidas para proteger clientes e funcionários desde o início e, juntamente com parceiros globais de varejo, fortalecemos ainda mais as atividades online. Não perdemos de vista nossos objetivos e continuamos a trabalhar em planejamento estratégico e projetos futuros, para que possamos voltar rapidamente aos trilhos após a crise”, afirma Britta Seeger, membro do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz responsável por marketing e vendas.
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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
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