Com apenas 18,8 mil veículos, mercado recuou 82% na comparação com o mesmo período do ano passado
Conforme previsto, as vendas de carros e comerciais leves na primeira quinzena de abril desabaram. Foram vendidas apenas 18.814 unidades, queda de 82,2% em relação ao mesmo período do ano passado e de 81,7% sobre a primeira quinzena de março.
O desastroso resultado é consequência do fechamento das concessionárias, que guardam quarentena por conta da pandemia do coronavírus.
Nesses tempos de vendas selecionadas, quando as próprias revendas têm procurado os clientes em suas casas, as vendas diárias caíram da média de mais de 10 mil unidades, antes da crise, para 1,7 mil no primeiro período de completo fechamento das lojas.
As primeiras previsões sobre o estrago que o vírus fará no mercado foram de queda de 40% no ano. Pois apenas uma quinzena após o início completo da quarentena os negócios, no acumulado do ano, já registraram recuo de 19,6%.
Foram negociadas 551.385 unidades nos três primeiros meses e mais a primeira quinzena de abril, contra 685.599 em igual período de 2019.
Essa reduzida quantidade de licenciamentos faz com que qualquer pacote especial de venda tenha reflexo importante. Foi o que aconteceu com a Hyundai, que em decorrência de venda direta de 1,3 mil unidades para uma locadora de veículos na semana passada, acabou aumentando sua participação e fechou a quinzena com o segundo lugar no ranking por marca.
Com esse empurrão, a montadora coreana somou 2.608 veículos negociados, equivalentes a 13,9% do mercado, e só foi superada pela GM, que continuou líder com 3.509 licenciamentos e fatia de 18,7%.
Merece destaque na quinzena também o crescimento da Caoa Chery, que apareceu na décima primeira posição com 1,5% de participação.
HB20 LÍDER
A negociação da Hyundai com a locadora também mexeu com o ranking de veículos mais vendidos. O HB20, hatch da marca, somou 1.336 unidades na quinzena e estabeleu-se como líder do mercercado. Ficou à frente do Chevrolet Onix, que atingiu 1.336 unidades, e do Ford Ka, 885 emplacamentos.
Marca | Mil Unidades | Variação (%) 20/21 |
1° Fiat | 102,4 | 34,5 |
2° Volkswagen | 86,0 | (-0,4) |
3° General Motors | 74,8 | (-21,0) |
4° Hyundai | 47,1 | 9,5 |
5° Jeep | 34,0 | 29,0 |
6° Renault | 33,3 | (-19,4) |
7° Toyota | 33,1 | (-20,6) |
8° Honda | 20,8 | (-13,6) |
9° Nissan | 17,1 | (-20,5) |
10° Ford | 16,2 | (-63,0) |
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