Mercado

Hyundai se destaca em quinzena desastrosa

Com apenas 18,8 mil veículos, mercado recuou 82% na comparação com o mesmo período do ano passado

Conforme previsto, as vendas de carros e comerciais leves na primeira quinzena de abril desabaram. Foram vendidas apenas 18.814 unidades, queda de 82,2% em relação ao mesmo período do ano passado e de 81,7% sobre a primeira quinzena de março.

O desastroso resultado é consequência do fechamento das concessionárias, que guardam quarentena por conta da pandemia do coronavírus.

Nesses tempos de vendas selecionadas, quando as próprias revendas têm procurado os clientes em suas casas, as vendas diárias caíram da média de mais de 10 mil unidades, antes da crise, para 1,7 mil no primeiro período de completo fechamento das lojas.

As primeiras previsões sobre o estrago que o vírus fará no mercado foram de queda de 40% no ano. Pois apenas uma quinzena após o início completo da quarentena os negócios, no acumulado do ano, já registraram recuo de 19,6%.

Foram negociadas 551.385 unidades nos três primeiros meses e mais a primeira quinzena de abril, contra 685.599 em igual período de 2019.

Essa reduzida quantidade de licenciamentos faz com que qualquer pacote especial de venda tenha reflexo importante. Foi o que aconteceu com a Hyundai, que em decorrência de venda direta de 1,3 mil unidades para uma locadora de veículos na semana passada, acabou aumentando sua participação e fechou a quinzena com o segundo lugar no ranking por marca.

Com esse empurrão, a montadora coreana somou 2.608 veículos negociados, equivalentes a 13,9% do mercado, e só foi superada pela GM, que continuou líder com 3.509 licenciamentos e fatia de 18,7%.

Merece destaque na quinzena também o crescimento da Caoa Chery, que apareceu na décima primeira posição com 1,5% de participação.

HB20 LÍDER

A negociação da Hyundai com a locadora também mexeu com o ranking de veículos mais vendidos. O HB20, hatch da marca, somou 1.336 unidades na quinzena e estabeleu-se como líder do mercercado. Ficou à frente  do Chevrolet Onix, que atingiu 1.336 unidades, e do Ford Ka, 885 emplacamentos.

 

MARCAS MAIS VENDIDAS

MarcaMil UnidadesVariação (%) 20/21
1° Fiat 102,4 34,5
2° Volkswagen 86,0(-0,4)
3° General Motors 74,8(-21,0)
4° Hyundai 47,1 9,5
5° Jeep 34,0 29,0
6° Renault 33,3(-19,4)
7° Toyota 33,1(-20,6)
8° Honda 20,8(-13,6)
9° Nissan 17,1(-20,5)
10° Ford 16,2(-63,0)
jan-março/2021

LEIA MAIS

→ Mercado de veículos seminovos cai 6,9% no trimestre


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás