Mercado

Hyundai se destaca em quinzena desastrosa

Com apenas 18,8 mil veículos, mercado recuou 82% na comparação com o mesmo período do ano passado

Conforme previsto, as vendas de carros e comerciais leves na primeira quinzena de abril desabaram. Foram vendidas apenas 18.814 unidades, queda de 82,2% em relação ao mesmo período do ano passado e de 81,7% sobre a primeira quinzena de março.

O desastroso resultado é consequência do fechamento das concessionárias, que guardam quarentena por conta da pandemia do coronavírus.

Nesses tempos de vendas selecionadas, quando as próprias revendas têm procurado os clientes em suas casas, as vendas diárias caíram da média de mais de 10 mil unidades, antes da crise, para 1,7 mil no primeiro período de completo fechamento das lojas.

As primeiras previsões sobre o estrago que o vírus fará no mercado foram de queda de 40% no ano. Pois apenas uma quinzena após o início completo da quarentena os negócios, no acumulado do ano, já registraram recuo de 19,6%.

Foram negociadas 551.385 unidades nos três primeiros meses e mais a primeira quinzena de abril, contra 685.599 em igual período de 2019.

Essa reduzida quantidade de licenciamentos faz com que qualquer pacote especial de venda tenha reflexo importante. Foi o que aconteceu com a Hyundai, que em decorrência de venda direta de 1,3 mil unidades para uma locadora de veículos na semana passada, acabou aumentando sua participação e fechou a quinzena com o segundo lugar no ranking por marca.

Com esse empurrão, a montadora coreana somou 2.608 veículos negociados, equivalentes a 13,9% do mercado, e só foi superada pela GM, que continuou líder com 3.509 licenciamentos e fatia de 18,7%.

Merece destaque na quinzena também o crescimento da Caoa Chery, que apareceu na décima primeira posição com 1,5% de participação.

HB20 LÍDER

A negociação da Hyundai com a locadora também mexeu com o ranking de veículos mais vendidos. O HB20, hatch da marca, somou 1.336 unidades na quinzena e estabeleu-se como líder do mercercado. Ficou à frente  do Chevrolet Onix, que atingiu 1.336 unidades, e do Ford Ka, 885 emplacamentos.

 

MARCAS MAIS VENDIDAS

MarcaMil UnidadesVariação (%) 20/21
1° Fiat 102,4 34,5
2° Volkswagen 86,0(-0,4)
3° General Motors 74,8(-21,0)
4° Hyundai 47,1 9,5
5° Jeep 34,0 29,0
6° Renault 33,3(-19,4)
7° Toyota 33,1(-20,6)
8° Honda 20,8(-13,6)
9° Nissan 17,1(-20,5)
10° Ford 16,2(-63,0)
jan-março/2021

LEIA MAIS

→ Mercado de veículos seminovos cai 6,9% no trimestre


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás