O mercado de automóveis novos na Europa registrou histórica baixa em março. Com a quase totalidade das concessionárias fechadas desde a metade do mês em decorrência da pandemia da Covid-19, os negócios caíram nada menos do que 55% frente aos números apurados em março de 2019.
Segundo a Acea, a associação europeia dos fabricantes de veículos, chegaram às ruas dos 27 países que compõem a União Europeia — não estão computados assim as vendas no Reino Unido — 567,3 mil veículos contra 1,26 milhão um ano antes.
O desempenho no primeiro trimestre reforça a percepção de que o mercado mundial deve registrar uma queda sem precedentes em 2020 – algumas consultorias projetam queda de até 15% e 10 milhões de undiades a menos.
De janeiro a março, as vendas na União Europeia somaram 2,48 milhões de unidades, 25,6% a menos do que em igual período de 2019. Ou seja, até agora os europeus compraram 820 mil veículos a menos, quase o dobro do mercado brasileiro em 2020.
Todos os principais países do bloco econômico tiveram quedas de dois dígitos após os três primeiros meses. Com 347 mil veículos negociados, a Itália registrou a maior baixa, 35,5%, enquanto na França (364 mil) as vendas recuaram 34,1% e 31% na Espanha (218 mil).
A Alemanha, maior mercado europeu, acumula 701 mil veículos em 2020, 20,3% a menos do que no primeiro trimestre do ano passado.
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