Tecnologia

Daimler e Volvo criam joint venture para células de combustível

Empresas querem produzir caminhões com a tecnologia já na segunda metade da década

Duas das maiores fabricantes mundiais de veículos comercais anunciaram nesta terça-feira, 21, que se unirão na busca por tecnologias sustentáveis. Daimler Truck e o Grupo Volvo trabalharão juntos para o desenvolvimento, produção e comercialização de células de combustível para caminhões e ônibus.

As duas empresas, que seguirão concorrentes em outras áreas, assinaram acordo preliminar para a criação de joint venture dedicada à tecnologia. A nova empresa absorverá todas as atividades atuais da Daimler no segmento, enquanto a Volvo injetará aproximadamente € 600 milhões para deter metade da operação.

A união de forças, dizem as montadoras, reduzirá os custos de desenvolvimento e acelerará a introdução no mercado das células de combustível em veículos de transporte pesado. Na prática: pretendem dispor de caminhões movidos com a tecnologia prontos para a produção já na segunda metade desta década.

“No contexto da atual crise econômica, a cooperação tornou-se ainda mais necessária para atender aos objetivos do Green Deal dentro de um prazo viável”, afirmaram em nota Daimler e Volvo, em referência ao pacto ecológico que objetiva fazer da Europa o primeiro continente neutro em emissões até 2050.

“Essa iniciativa conjunta é um marco para levar caminhões e ônibus movidos a células de combustível para as nossas estradas ”, acrescentou Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG e membro do conselho de administração da Daimler AG.

“A eletrificação do transporte rodoviário é um elemento-chave para o Green Deal e, finalmente, para um mundo neutro em carbono. Uma parte importante do quebra-cabeça e um complemento para veículos elétricos a bateria e combustíveis renováveis”, acrescentou Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo.

LEIA MAIS

→ Scania inicia teste com caminhões a célula de combustível

→ Cummins apresenta caminhão movido a célula de combustível

Para viabilizar a nova empresa,  a Daimler Trucks vai aglutinar todas as atividades de células de combustível do grupo em uma unidade. Parte delas são as operações da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH, que tem duas décadas no desenvolvimento de células de combustível e sistemas de armazenamento de hidrogênio para diversas aplicações de veículos.

Todas as transações para a constituição da joint venture, que absorverá unidades na Alemanha e Canadá, estão sujeitas à aprovação das autoridades econômicas, mas um acordo final é esperado para o fim de 2020.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás