O recuo no trimestre foi de 4,8%, com a venda de 13,35 milhões de unidades
Também sob o impacto da Covid-19, a indústria de pneumáticos fechou março e o primeiro trimestre do ano com números negativos. Houve queda de 11,7% no mês passado em comparação com março de 2019, resultado que reflete principalmente o declínio significativo nas vendas para as montadoras, na faixa de 29,6%.
No total, foram comercializados 4.474.381 pneus em março, antes os 5 milhões do mesmo mês do ano passado, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira, 22 pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. As transações com as montadoras baixaram de 1,42 bilhão de unidades para 988,7 milhões nesse mesmo comparativo, enquanto as relativas ao mercado de reposição recuaram 4,8%, de 3,66 milhões para 3,48 milhões de unidades.
No trimestre, as vendas totais atingiram 13,35 milhões de unidades, recuo de 6,8% no comparativo com igual período de 2019 (14,3 milhões).
“Com o início das medidas de contenção do contágio do Covid-19 durante o mês de março, o setor sofreu impacto significativo nas vendas às montadoras, que paralisaram a produção de veículos progressivamente. O desempenho dos próximos meses dependerá do retorno das atividades da indústria automobilística e do mercado de forma geral”, comenta Klaus Curt, presidente executivo da Anip.
No balanço do primeiro trimestre, também sofreram quedas as exportações e as importações do setor, em índices de, respectivamente, 8,4% e 7,9%. As vendas externas atingiram Us$ 247 milhões este ano, enquanto as compras no exterior ficaram em US$ 201,9 milhões, o que garantiu superávit de US$ 45,1 milhões.
Foto: Divulgação/Goodyear
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