Marca coloca em teste novo comercial leve na faixa 2,8 toneladas com opção de ser movido a GNV
A Foton Caminhões começou a testar um novo comercial leve para atender às aplicações de distribuição urbana de carga. O TM 2.8 entrega capacidade para 2,8 toneladas de peso bruto total, tem motor 1.5 a gasolina de 122 cv e será oferecido com a possibilidade de integrar kit para GNV.
Com lançamento previsto para o segundo semestre, o modelo está em teste com a Coopercarga em operações para a Rede Carrefour. A estimativa é de que o veículo rode em torno de 5 mil quilômetros por mês, em ciclos de duas viagens por dia de segunda a sexta-feira com 800 kg de mercadorias a cada saída.
A primeira unidade, em versão a gás, dispõe de dois cilindros de 60 litros cada, o que totaliza 30 m³ para armazenamento de gás e autonomia para 280 quilômetros. A conversão é realizada pela Convergas, homologada pela Foton para o serviço.
Produção nacional nos planos
A Foton trará 100 unidades do modelo ainda este ano. “Começamos com importação e, conforme, o aumento de volumes, já temos estrutura pronta para nacionalização do novo modelo”, conta Leandro Gedanken, diretor industrial, engenharia e desenvolvimento da fabricante no País.
Como é classificado como um comercial leve, o TM 2.8 pode ser conduzido por qualquer motorista habilitado com carteira de classe B. Em versão única, o modelo desembarcará defletor de ar no teto, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros, travamento de portas remoto e rádio com entrada USB. A capacidade de carga útil é de 1.788 kg.
Atualmente, a Foton produz caminhões de nas faixas de 3,5 a 10 toneladas nas instalações da Gefco, em Guaíba (RS), próximo à área na qual a empresa tem planos de construir fábrica própria.
LEIA MAIS
→Na contramão do setor, Foton começa a produzir em Guaíba
→Foton procura novos parceiros para ampliar rede
→Foton reforça parceria com a matriz chinesa
Foto: Foton/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.