Amedida provisória 936, que prevê flexibilização do trabalho e vem sendo utilizada em larga escala no setor automotivo, já preservou cerca de 2 milhões de empregos, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira, 22, pelo Sebrae, com base em dados do Ministério da Economia.
A iniciativa não só auxilia os pequenos e médios negócios a enfrentarem a crise econômica causada pelo novo coronavírus, como também tem contribuído para as grandes companhias planejarem a retomada da produção daqui a algumas semanas sem que seu quadro de funcionários tenha sido afetado.
LEIA MAIS
→Volkswagen fecha acordo de 30% de redução de jornada
→GM propõe lay-off com redução de salário e adia investimentos
A MP 936 permite que empregadores reduzam as jornadas de trabalho, com pagamentos de salários proporcionais ou até suspendam temporariamente o contrato, mantendo o pagamento do benefício emergencial subsidiado pelo governo federal, tudo negociado diretamente com o empregado. No caso das montadoras, algumas delas estão reduzindo jornada sem alterar o valor do salário líquidos dos seus funcionários, caso da Volkswagen do Brasil que fechou acordo trabalhista no feriado de Tiradentes, na terça-feira, 21.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.