Montadora informa que com a aplicação da MP 936 não haverá impacto no salário líquido dos empregados
Em assembleias virtuais, realizadas na segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, os funcionários de todas as fábricas e escritórios da Volkswagen do Brasil aprovaram proposta de redução de 30% da jornada de trabalho sem impacto no valor líquido dos salários.
Segundo montadora, o acordo permite desconto de 30% no valor do salário bruto do empregado, mas a partir da adoção de critérios da medida provisória 936 será possível obter o complemento de renda, parte paga pelo governo e parte pela Volkswagen.
A empresa informa ainda que também foi aprovada a postergação para dezembro de 2020 de 20% da primeira parcela de PLR, Participação nos Lucros e Resultados. Todos os empregados horistas e mensalistas das quatro fábricas (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná), assim como os do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo, SP, e escritórios regionais são impactados pelas medidas pelos próximos 90 dias.
“Os efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus levaram a VW a aplicar novas medidas de flexibilidade previstas em acordo coletivo de trabalho, negociadas em parceria com os sindicatos de todas as nossas operações no País”, comenta reforça Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina. “Temos o compromisso de proteger o emprego e evitar demissões, além de garantir a sustentabilidade do nosso negócio.”
Outras montadoras já seguiram por esse mesmo caminho, utilizando a MP 936 para suspender contratos de trabalho e reduzir jornada. As reduções salariais variam de empresa para empresa e, quando aplicadas, envolvem índice menor de perda para quem ganha menos.
LEIA MAIS
→VW estuda novas medidas de flexibilização da mão de obra
→GM fecha acordo de lay-off com redução de salário
→Toyota adia retomada da produção para junho
→CNH Industrial também negocia suspensão da produção
Foto: Divulgação/VW
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País