Empresa

Grupo Renault tem queda de 25,9% nas vendas mundiais em 2020

Foram negociados 673 mil veículos das seis marcas do grupo até março

As vendas mundiais de veículos do Grupo Renault, que reúne modelos da Renault, Dacia, Lada, Samsung, Alpine e da joint venture Jimbei-Huasong, somaram 673 mil unidades nos primeiros três meses de 2020. Em igual período do ano passado, haviam ultrapassado 908 mil veículos. A queda de 25,9% reflete a paralisação das atividades comerciais ao longo de março em quase todos os principais mercados.

A Europa, continente que responde por mais da metade das vendas globais da montadora francesa, apresentou o pior desempenho no período e foi o princial responsável pela baixa total. Foram entregues aos consumidores europeus somente 321,8 mil veículos, 36% a menos do que no primeiro trimeste de 2019.

Os negócios da empresa em outros continentes caíram, na média, 13,4%. Nas Américas, limitaram-se a 76,6 mil unidades, recuo de 21,7% — só o Brasil absorveu 41,4 mil e encerrou o trimestre como o quarto maior mercado da montadora, atrás da Rússia (115,7 mil), França (110 mil) e da Alemanha (43,3 mil).

Na China, onde a Renault acaba de anunciar o fim da joint venture com a Dongfeng para produção e venda de automóveis de passeio, foram negociados somente 21,1 mil veículos, 50% a menos do que nos primeiros três meses de 2019, a maior queda mundial da empresa. O segundo índice negativo mais elevado foi registrado exatamente na França: baixa de 38%.

Com esse desempenho, as receitas mundiais também declinaram de forma significativa no primeiro trimestre e fecharam em € 10,1 bilhões, 19,2% abaixo de 2019.

“Até o momento, ainda não é possível avaliar o impacto que essa pandemia terá nos resultados do grupo” em 2020, afirmou a empresa, que se compromete a retomar vendas e produção somente em países “onde as condições regulatórias e de segurança permitem”.

LEIA MAIS

→ Renault desiste dos carros de passeio na China e desfaz joint venture

→Na Renault, metalúrgicos rejeitam proposta de lay-off

 


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

GM aproveita conhecimento para oferecer serviços de ferramentaria

Negócio coloca foco em empresas de médio e grande porte do setor metalmecânico

% dias atrás

ABVE é apoiadora oficial da Eletrocar 2025

Feira dedicada à mobilidade elétrica acontece em junho em São Paulo

% dias atrás

Carnaval reduz venda de veículos na 1ª quinzena de março

No acumulado do ano, até o ultimo dia 15, houve pequeno crescimento de 2,9%, com…

% dias atrás

Eletrificados: Nissan investe em capacitação profissional.

Projeto visa gerar empregos e inclusão social de jovens da região sul-fluminense

% dias atrás

BYD já vende plataforma elétrica capaz de receber energia para 400 km em 5 minutos

Tecnologia de 1 Megawat chegará às ruas em abril

% dias atrás

BMW Group reconhece fornecedores

Supplier Day 2025 premia iniciativas de ESG e inovação

% dias atrás