A Mercedes-Benz reforçou a oferta na gama de chassi para o segmento de ônibus rodoviário. Para os modelos O500 RSD e O500 RSDD configurados como 6×2 e 8×2, respectivamente, a fabricante passa a oferecer o motor OM457 retrabalhado para desenvolver 430 cv e 204 kgfm a 1.100 rpm. As novas opções ainda permitem escolhas de caixas de transmissão manual de 6 marchas, automática de 8 velocidade ou automatizada, da ZF, de 6 marchas.

De acordo com Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, o reforço busca entregar mais eficiência às aplicações rodoviárias, especialmente as que atuam com encarroçamentos de 15 metros em configurações high deck e double deck. “Mais potência e torque garantem operar com velocidade de cruzeiro maior em rotações menores, além contribuir com menos trocas de marchas. No fim das contas, se traduz em menos consumo e maior durabilidade do trem de força.”

Para a chassi O 500 RSDD ainda, a marca incorporou como itens de fábrica tecnologias de segurança semiautomatizadas, como sistema de frenagem de emergência, sensores de alerta de mudança de faixa involuntária e piloto automático adaptativo de velocidade.

Chassi 8×2 deixa de ser nicho

A decisão de intensificar a oferta na categoria 8×2 segue uma tendência observada pela Mercedes-Benz de alguns anos para cá. “Até bem pouco tempo, o segmento atendia somente nichos do mercado. As entregas não chegavam a ultrapassar 30 unidades por ano”, lembra Barbosa. “Com a permissão de adotar carrocerias de 15 metros, o empresário do setor enxergou vantagens para colocar em operação um modelo maior, que permite mais capacidade de passageiros, desempenho e tecnologia avançada.”

Na linha 2020 de rodoviários ainda, a Mercedes-Benz desenvolveu uma nova versão do O 500 RS de 14 metros. A opção permite configuração interna de uma fileira a mais de poltronas, aumentando a capacidade de 46 para 50 assentos.

De acordo com o diretor de vendas, a variante responde a uma resolução do Contran que autoriza novos pesos e medidas. A novidade ganhou reforços estruturais, passando a entregar 19.600 kg de PBT contra 18.500 kg da versão até agora disponível, de 13,2 metros.

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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Décio Costa
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