Tecnologia

Marcopolo estuda adoção de grafeno em suas carrocerias

Material até 200 vezes mais resistente que o aço é também mais leve

A Marcopolo quer ter carrocerias de ônibus cada vez mais leves no futuro próximo. Para isso, a empresa trabalha no desenvolvimento de componentes com novos materiais, como o grafeno. A ideia é iniciar testes com a aplicação do composto até o fim deste ano.

Além de obviamente assegurar um conjunto mais leve, o que reduz o consumo de combustível fóssil, a adoção do grafeno, afirma a encarroçadora, amplia a resistência estrutural, o que colabora para a introdução de veículos elétricos ou híbridos, clara tendência da indústria automobilística mundial.

LEI MAIS

→ Mauro Bellini é novo presidente do Conselho da Marcopolo

→ Marcopolo tem faturamento recorde de R$ 4,3 bilhões

“Iniciamos  estudos que permitirão determinar qual a quantidade ideal de grafeno na composição do material que está relacionado diretamente com a resistência mecânica desejada para cada subsistema do nosso produto”,  afirma Luciano Resner, diretor de engenharia da encarroçadora.

A Marcopolo também estuda o grafeno associado ao aço e a vários polímeros. “Nossos trabalhos mostram que a liga com grafeno e aço proporciona redução de peso e melhoria das características mecânicas. Estamos desenvolvendo a sua aplicação na pintura, com a adição do grafeno em tintas para reduzir camadas, diminuindo custos e melhorando as características contra a corrosão.”

Fazem parte dos estudos ainda peças poliméricas com adição do grafeno que poderiam substituir as metálicas, como suportes, ou materiais de acabamento, como a estrutura do porta-pacotes, e até em alguns componentes estruturais, como poltronas.

O grafeno é considerado o material mais leve e forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente do que o aço. Também é o material mais fino que existe,tem espessura de um átomo, ou 1 milhão de vezes menor que um fio de cabelo. Uma folha de grafeno de 1 m² pesa 0,0077 grama e é capaz de suportar cargas de até quatro quilos.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás