Tema antigo no setor e ainda um tabu entre muitos consumidores, as compras on line de automóveis ganham força em tempos da pandemia da Covid-19, que vem mudando hábitos de higiene, de trabalho e da própria forma de adquirir bens diante da palavra de ordem do momento -“se puder, fique em casa”.
A Caoa Chery foi a primeira a anunciar venda em domicilio, ainda no mês de março, e acabou se dando bem no balanço de abril, com desempenho positivo que fez a empresa galgar degraus no ranking das marcas mais vendidas, ultrapassando os concorrente mais próximos no mês. Outras marcas acabaram aderindo ao sistema e as que já tinham concessionárias digitais, como a Fiat e Volkswagen, incrementaram negócios do gênero.
Agora é a vez de a Hyundai lançar o Hyundai Express, desenvolvido em parceria com a Abrahy, associação dos concessionários da marca, que oferece serviço digital para a compra dos modelos HB20 e Creta de maneira totalmente remota.
Segundo a fabricante, a nova ferramenta reúne a estrutura digital já em operação pelas concessionárias, que engloba todas as etapas da compra de veículos por meio de seis passos: montagem do veículo pela internet, atendimento virtual de um vendedor via aplicativo de mensagem com videochamadas, agendamento de test-drive em domicílio, avaliação on line de veículo para troca, simulação de financiamento e, por fim, entrega do carro em casa com segurança e comodidade.
“O cenário atual desafia o modo de consumidores e revendas de carros fazerem negócio”, avalia Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil. “A nossa rede de concessionárias respondeu prontamente a isso com uma série de iniciativas on line e em domicílio, mas faltava uma plataforma que reunisse todas essas soluções de maneira organizada e completasse todas etapas do processo. O Hyundai Express será a nova maneira de todas as nossas concessionárias no País atenderem os clientes com total segurança, sem a necessidade de deslocamentos e com a maior comodidade”.
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Soluções digitais
Ainda não há números oficiais sobre volume de vendas on line no setor automotivo, mas empresas que operam com soluções digitais destinadas aos concessionários interessados em incrementar negócios do gênero, como a Tecnobank, informam que a demanda por esse tipo de serviço vem crescendo.
Segundo o diretor comercial da Tecnobank, Cristiano Dantas, com o isolamento imposto pela pandemia o brasileiro se habituou rapidamente às plataformas digitais de vendas e negociações, fez transações de pagamentos digitais e recebeu praticamente tudo em delivery, até mesmo carros:
“O brasileiro teve que perder aquele costume de olhar pessoalmente o carro para comprar. Passou a aceitar comprar um automóvel por delivery, caso ele esteja em condições iguais ao que viu nas fotos”, comenta Dantas.
O executivo destaca que as ferramentas que existem hoje permitem a compra de um veículo do início ao fim do processo. “São soluções digitais que dão mais segurança e rapidez às operações on-line e comodidade a quem compra, já que é possível escolher, negociar, enviar a documentação para análise do financiamento, dar a entrada e até receber o veículo em casa”, afirma, lembando que várias montadoras e concessionárias intensificam a oferta de descrições e fotos dos veículos nos seus canais digitais, sejam sites de vendas ou redes sociais.
Fotos: Ilustração/Pixabay e Hyundai
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