Mercado

Montadoras e concessionários aceleram projetos de venda on line

Em tempos de isolamento imposto pelo Covid-19, agora é a vez e a Hyundai lançar serviço de entrega em domicílio

Tema antigo no setor e ainda um tabu entre muitos consumidores, as compras on line de automóveis ganham força em tempos da pandemia da Covid-19, que vem mudando hábitos de higiene, de trabalho e da própria forma de adquirir bens diante da palavra de ordem do momento -“se puder, fique em casa”.

A Caoa Chery foi a primeira a anunciar venda em domicilio, ainda no mês de março, e acabou se dando bem no balanço de abril, com desempenho positivo que fez a empresa galgar degraus no ranking das marcas mais vendidas, ultrapassando os concorrente mais próximos no mês. Outras marcas acabaram aderindo ao sistema e as que já tinham concessionárias digitais, como a Fiat e Volkswagen, incrementaram negócios do gênero.

Agora é a vez de a Hyundai lançar o Hyundai Express, desenvolvido em parceria com a Abrahy, associação dos concessionários da marca, que oferece serviço digital para a compra dos modelos HB20 e Creta de maneira totalmente remota.

Segundo a fabricante, a nova ferramenta reúne a estrutura digital já em operação pelas concessionárias, que engloba todas as etapas da compra de veículos por meio de seis passos: montagem do veículo pela internet, atendimento virtual de um vendedor via aplicativo de mensagem com videochamadas, agendamento de test-drive em domicílio, avaliação on line de veículo para troca, simulação de financiamento e, por fim, entrega do carro em casa com segurança e comodidade.

“O cenário atual desafia o modo de consumidores e revendas de carros fazerem negócio”, avalia Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil. “A nossa rede de concessionárias respondeu prontamente a isso com uma série de iniciativas on line e em domicílio, mas faltava uma plataforma que reunisse todas essas soluções de maneira organizada e completasse todas etapas do processo. O Hyundai Express será a nova maneira de todas as nossas concessionárias no País atenderem os clientes com total segurança, sem a necessidade de deslocamentos e com a maior comodidade”.

LEIA MAIS

Com 15% de crescimento, Caoa Chery é exceção no quadrimestre

Mercado de automóveis retrocede 14 anos

Soluções digitais

Ainda não há números oficiais sobre volume de vendas on line no setor automotivo, mas empresas que operam com soluções digitais destinadas aos concessionários interessados em incrementar negócios do gênero, como a Tecnobank, informam que a demanda por esse tipo de serviço vem crescendo.

Segundo o diretor comercial da Tecnobank, Cristiano Dantas, com o isolamento imposto pela pandemia o brasileiro se habituou rapidamente às plataformas digitais de vendas e negociações, fez transações de pagamentos digitais e recebeu praticamente tudo em delivery, até mesmo carros:

“O brasileiro teve que perder aquele costume de olhar pessoalmente o carro para comprar. Passou a aceitar comprar  um automóvel por delivery, caso ele esteja em condições iguais ao que viu nas fotos”, comenta Dantas.

O executivo destaca que as ferramentas que existem hoje permitem a compra de um veículo do início ao fim do processo. “São soluções digitais que dão mais segurança e rapidez às operações on-line e comodidade a quem compra, já que é possível escolher, negociar, enviar a documentação para análise do financiamento, dar a entrada e até receber o veículo em casa”, afirma, lembando que várias montadoras e concessionárias intensificam a oferta de  descrições e fotos dos veículos nos seus canais digitais, sejam sites de vendas ou redes sociais.


Fotos: Ilustração/Pixabay e Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás