Mercado

Montadoras e concessionários aceleram projetos de venda on line

Em tempos de isolamento imposto pelo Covid-19, agora é a vez e a Hyundai lançar serviço de entrega em domicílio

Tema antigo no setor e ainda um tabu entre muitos consumidores, as compras on line de automóveis ganham força em tempos da pandemia da Covid-19, que vem mudando hábitos de higiene, de trabalho e da própria forma de adquirir bens diante da palavra de ordem do momento -“se puder, fique em casa”.

A Caoa Chery foi a primeira a anunciar venda em domicilio, ainda no mês de março, e acabou se dando bem no balanço de abril, com desempenho positivo que fez a empresa galgar degraus no ranking das marcas mais vendidas, ultrapassando os concorrente mais próximos no mês. Outras marcas acabaram aderindo ao sistema e as que já tinham concessionárias digitais, como a Fiat e Volkswagen, incrementaram negócios do gênero.

Agora é a vez de a Hyundai lançar o Hyundai Express, desenvolvido em parceria com a Abrahy, associação dos concessionários da marca, que oferece serviço digital para a compra dos modelos HB20 e Creta de maneira totalmente remota.

Segundo a fabricante, a nova ferramenta reúne a estrutura digital já em operação pelas concessionárias, que engloba todas as etapas da compra de veículos por meio de seis passos: montagem do veículo pela internet, atendimento virtual de um vendedor via aplicativo de mensagem com videochamadas, agendamento de test-drive em domicílio, avaliação on line de veículo para troca, simulação de financiamento e, por fim, entrega do carro em casa com segurança e comodidade.

“O cenário atual desafia o modo de consumidores e revendas de carros fazerem negócio”, avalia Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil. “A nossa rede de concessionárias respondeu prontamente a isso com uma série de iniciativas on line e em domicílio, mas faltava uma plataforma que reunisse todas essas soluções de maneira organizada e completasse todas etapas do processo. O Hyundai Express será a nova maneira de todas as nossas concessionárias no País atenderem os clientes com total segurança, sem a necessidade de deslocamentos e com a maior comodidade”.

LEIA MAIS

Com 15% de crescimento, Caoa Chery é exceção no quadrimestre

Mercado de automóveis retrocede 14 anos

Soluções digitais

Ainda não há números oficiais sobre volume de vendas on line no setor automotivo, mas empresas que operam com soluções digitais destinadas aos concessionários interessados em incrementar negócios do gênero, como a Tecnobank, informam que a demanda por esse tipo de serviço vem crescendo.

Segundo o diretor comercial da Tecnobank, Cristiano Dantas, com o isolamento imposto pela pandemia o brasileiro se habituou rapidamente às plataformas digitais de vendas e negociações, fez transações de pagamentos digitais e recebeu praticamente tudo em delivery, até mesmo carros:

“O brasileiro teve que perder aquele costume de olhar pessoalmente o carro para comprar. Passou a aceitar comprar  um automóvel por delivery, caso ele esteja em condições iguais ao que viu nas fotos”, comenta Dantas.

O executivo destaca que as ferramentas que existem hoje permitem a compra de um veículo do início ao fim do processo. “São soluções digitais que dão mais segurança e rapidez às operações on-line e comodidade a quem compra, já que é possível escolher, negociar, enviar a documentação para análise do financiamento, dar a entrada e até receber o veículo em casa”, afirma, lembando que várias montadoras e concessionárias intensificam a oferta de  descrições e fotos dos veículos nos seus canais digitais, sejam sites de vendas ou redes sociais.


Fotos: Ilustração/Pixabay e Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás