Mercado

Marcas de luxo querem atrair clientes com carência nos financiamentos

Consumidores têm de três a seis meses para pagar a primeira parcela

Vender automóveis tem sido um intensivo exercício de criatividade nestes tempos de showrooms das concessionárias fechados. Os negócios online apenas amenizaram a colossal queda iniciada na segunda quinzena de março e fabricantes e importadores de veículos têm buscado outros mecanismos para atrair os clientes.

O consumidor, por enquanto, está arredio, mesmo aquele mais abastado, comprador das chamadas marcas premium. Várias delas se convenceram disso e decidiram conceder um prazo maior para início do pagamento dos financiamentos. Dar fôlego ao consumidor é a palavra de ordem.

A Jeep foi a primeira a adotar essa estratégia. Já no começo de abril, a marca se propunha a pagar até 8 parcelas de financiamento de 36 meses dos modelos Renegade ou Compass, desde que o consumidor bancasse entrada de 75%,  ou 4 parcelas em caso de entrada de 50%.

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Este mês, o trio BMW, Jaguar Land Rover e Audi decidiram lançar mão de versões próprias dessa fórmula. A BMW assume o pagamento das três primeiras parcelas dos carros zero-quilômetro da marca financiados pelo banco da montadora. A entrada de 49% é fixa e o restante será quitado em 24 parcela, mais uma parcela balão equivalente a 50% do valor do carro.

Ou seja, na prática, ao longo de quase dois anos, o cliente pagará praticamente somente os juros do financiamento, já que terá arcado com quase a metade do valor do carro na entrada e os 50% restantes no fim do contrato.

A Jaguar Land Rover decidiu que o consumidor que comprar um veículo em maio, financiado em 12 meses, mediante entrada de 50% a 60%, tem 120 dias de carência para o pagamento da primeira parcela. E, para alguns modelos, sem taxa de juros. É o caso da linha 2020 do New Discovery, Range Rover Evoque, Range Rover Velar e  Range Rover Sport.

A linha Jaguar também tem o mesmo prazo de carência, mas a montadora não cobrará juros para o financiamento dos modelos E-Pace, F-Pace e XE, os dois últimos podendo ainda serem financiados em até 24 meses.

A Audi criou o programa Audi Pass Plus, que embute revisões programadas e seguro nas parcelas do financiamento, além de carência e parcela balão. As facilidades são oferecidas para treze modelos, todos com taxa de juros de 0,59% ao mês e entrada a partir de 30%.

A3 Sedan, A3 Sportback, A4, A5, Q3, Q5, SQ5 e e-tron, podem ser financiados com 30% de entrada e mais 23 parcelas, sendo a primeira paga após 90 dias. No fim do contrato, o cliente deve quitar a parcela balão equivalente a 50% do valor do automóvel.

Os modelos A6, A7 e Q8 contam com as mesmas condições, mas o dobro de carência: o cliente terá que quitar a primeira parcela somente depois de 180 dias. Já os compradores dos esportivos RS 4 Avant e RS Coupé, poderão optar por entrada de 30%, saldo balão de 30% e mais 35 parcelas, a primeira também a ser quitada só após seis meses.


Fotos: Divulgação

 

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Redação AutoIndústria

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