O Creta foi o terceiro utilitário esportivo mais vendido no Brasil em 2019. Com 57,5 mil unidades, ficou atrás apenas dos Jeep Renegade e Compass, que somaram, respectivamente, 68,7 mil e 60,4 mil unidades. Encerrado o primeiro quadrimestre de 2020, entretanto, o modelo da Hyundai aparece apenas na quinta colocação.

Essa queda do SUV da Hyundai chama a atenção, ainda que por algumas centenas de unidades e em meio ao caos do mercado gerado pelo fechamento das concessionárias há quase dois meses. O Renegade, por exemplo seguiu na ponta, com 15,3 mil unidades negociadas de janeiro a abril, à frente do Volkswagen T-Cross (14,1 mil),  Compass (13,1 mil) e Nissan Kicks (13,1 mil).

O modelo da Volkswagen tem sido a pedra no sapato dos líderes do segmento. Somou 37,1 mil unidades vendidas entre abril, quando chegou ao mercado, e dezembro do ano passado. E pelo ranking do primeiro quadrimestre, tem atrapalhado, em particular, as vendas do Creta.

A Hyundai, tudo indica, parece ter percebido esse avanço da concorrência e resolveu reforçar a oferta do SUV. Tanto que anunciou nesta quarta-feira, 13, doi movimentos importantes na linha do SUV: o lançamento de mais uma versão, a Action 1.6, com câmbio automático, e a redução de R$ 5 mil na Attitude 1.6, opção de entrada dotada de câmbio mecânico e que agora custa a partir de R$ 76 mil, sem qualquer alteração no pacote de itens de série.

LEIA MAIS

→ Banco Hyundai estende pagamento da parcela em 60 dias

→ Os novos contornos do disputado segmento de SUVs

A nova opção Action 1.6 já está nas revendas por R$ 80 mil, com todos os equipamentos da extinta Attitude Plus 1.6 AT, mais barras de teto, rádio blueAudio e alto-falantes traseiros.

A versão tem ainda controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro, dentre outros recursos de conforto.

“Tornamos a opção com câmbio mecânico mais acessível para aqueles que querem ter seu primeiro SUV”, afirma Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai.

Consultada por AutoIndústria, a montadora porém, afirmou não divulgar o mix de vendas do modelo, que tem agora cinco versões. A mais cara, Prestige 6AT blueNav, única com motor 2.0, custa a partir de R$ 108 mil.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!