Indústria

Produção de motocicletas anota queda de 98% em abril

Com o parque industrial de Manaus praticamente paralisado, apenas 1,4 unidades foram montadas

A produção brasileira de motocicletas limitou-se  meras 1.479 unidades em abril, 98,4% menor em relação ao mesmo mês de 2019. Na prática, todos as fabricantes associadas à Abraciclo,  Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mantiveram suas linhas paralisadas.

Em março, por exemplo, foram produzidas 102,9 mil unidades, queda de 98,6%%. A produção acumulada no  primeiro quadrimestre chegou  a 299, 1 mil motocicletas, redução de 18,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O número de maio deve ser pouca coisa melhor apenas. Isso porque, apesar de metade das fábricas terem voltado ao trabalho no começo do mês, a Honda, responsável por cerca de 80% da produção nacional e que interrompeu as atividades no fim de março, decidiu estender a paralisação até a segunda-feira, 25, uma semana além do que previa.

A medida se deveu ao aumento do número de infectados pelo coronavírus na capital do Amazonas, onde estão localizados todos os fabricantes de moto.

Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, diz que as projeções para 2020 do segmento de motocicletas serão revistas. Em nota, o dirigente chama a atenção para a situação das fabricantes e revendedores, que, avalia, precisam de medidas governamentais que aliviem as dificuldades de caixa.

“Estamos apresentando pleitos referentes às necessidades operacionais e econômicas mais urgentes das fabricantes de motocicletas e também das parceiras que atuam no varejo para os governos federal, estadual e municipal. ”

O fechamento das revendas ao longo do mês passado resultou em somente 5,2 mil motocicletas vendidas no atacado, 94,3% abaixo de abril do ano passado e 94,4% aquém das vendas de março. De janeiro a abril, a negociação entre montadoras e concessionárias envolveu  282,6 mil unidades,  21,7% a menos do que no primeiro quadrimestre de 2019.


Foto: Honda/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás