A Alemanha está disposta a acelerar a retomada da indústria automobilística e de seu mercado interno de veículos após a crise gerada pela pandemia. Para isso, a exemplo do que pretende a França e outros países europeus, o país ampliará os bônus para compra de carros elétricos.
Os incentivos ao mercado automobilístico compõem pacote de cerca de € 130 milhões para a recuperação da economia alemã em 2020 e 2021, anunciado nesta quinta-feira, 5, pela chanceler Angela Merkel. As medidas ainda precisam ser aprovadas e devem entrar em vigor somente a partir do segundo semestre.
Uma vez adotadas, no entanto, o consumidor que optar por um carro elétrico terá bônus de € 9 mil para comprar um veículo que custa até € 40 mil. Para chegar ao novo valor, o governo alemão dobrará sua atual contribuição de € 3 mil para € 6 mil e as montadoras seguirão concedendo os € 3 mil que vinham praticando.
Os veículos elétricos representaram apenas 1,8% dos licenciamentos de automóveis na Alemanha em 2019, enquanto os veículos a diesel somaram 32% das vendas e os a gasolina, 59,2%.
Paralelamente ao apoio aos elétricos, a Alemanha está decidida também a dificultar a compra de modelos com motores movidos a combustíveis fósseis menos eficientes. A ideia é rearranjar as tarifas de forma que os consumidores desses veículos arquem com mais tributos e acabem optando por veículos mais limpos.
“ Tinha que ser um pacote de medidas que contivesse uma visão para o futuro. E é exatamente isso que enfatizamos”, declarou Angela Merkel, que também pretende ampliar drasticamente o número de estações de recarga para carros elétricos em todo o país. A atual rede de recarga restritra é um dos fatores que tem inibido vendas mais expressivas desses veículos.
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