Mercado

Concessionárias podem reabrir em São Paulo nesta sexta-feira

Funcionamento será de no máximo 4 horas e abertura e fechamento não podem ocorrer em horário de pico

A tão esperada reabertura das concessionárias da capital paulista, que representa o principal mercado de veículos do País, deve ocorrer nesta sexta-feira, 5. O prefeito Mario Covas assinou autorização nesse sentido na tarde desta quinta-feira e amanhã sai a publicação do decreto no Diário Oficial, segundo informações da Fenabrave, a entidade que representa o setor de distribuição no Brasil.

A medida também vale para os escritórios, que assim como as concessionárias estão fechados desde meados de março por causa da pandemia da Covid-19. Segundo a prefeitura, os estabelecimentos da capital poderão funcionar por apenas quatro horas por dia e tanto a abertura como o fechamento devem ocorrer fora dos horários de pico de trânsito na cidade, ou seja, das 7h às 10h e das 17h às 20h, respectivamente. Além disso, o público tem de ser limitado a 20% da capacidade total.

LEIA MAIS

Fenabrave pleiteia reabertura imediata das concessionárias

Carro financiado: de cada 10 cadastros, 5,6 aprovados em maio

Ao divulgar o balanço do mercado na terça-feira, 2, o presidente da Fenabrave enfatizou ser de extrema importância a reabertura das concessionárias em São Paulo para que o varejo automotivo comece uma reação mais efetiva no País. O Estado de São Paulo responde, tradicionalmente, por 26% do total das vendas no território nacional, índice que ficou em apenas 1,6% no mês passado.

A Fenabrave enviou no início desta semana à Prefeitura de São Paulo o Guia de Combate ao Coronavírus que a entidade elaborou e já havia encaminhado às associações de marca e concessionárias de veículos de todo o País. Para reabrir, as concessionárias terão de seguir protocolos mínimos de segurança e higienização, dentre os quais o distanciamento de 1m50 entre as pessoas, com demarcações e barreiras físicas, e o estímulo ao trabalho remoto, principalmente para mães com filhos pequenos e pessoas na faixa de risco.

Os estabelecimentos também são obrigados a oferecer álcool em gel, água, sabão e toalhas descartáveis para todos os clientes, além de intensificar medidas de limpeza e reforçar a higienização do sistema de ar condicionado. É obrigatório o uso de máscaras por funcionários e clientes e as empresas têm de fazer a medição de temperatura, além de testar os profissionais que apresentem os sintomas do novo coronavírus.


Foto: Divulgação/

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás