Mercado

SUVs lideraram vendas no Brasil pela primeira vez em maio

Segmento responde por 27,8% do mercado de automóveis em 2020, a maior participação da história

Eles chegaram lá! Em maio, pela primeira vez na história, os SUVs formaram o segmento de maior participação no mercado brasileiro de automóveis.

Dos 44,1 mil carrosde passeio licenciados no País, 14 mil unidades, 31,8%, foram de utilitários esportivos. Históricos líderes, os hatches pequenos caíram para o segundo lugar, com 12,1 mil unidades licenciadas e participação de 28,6%.

É certo que a turbulência gerada pelo fechamento forçado das concessionárias e a inatividade de alguns Detrans foram decisivas para essa ascensão momentânea dos SUVs ao topo do mercado.

Mas também é  certo, ou quase, segundo os especialistas, que o segmento deve se estabelecer, em breve, como responsável por quase um terço do mercado brasileiro.

 

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2020, com 148,3 mil emplacamentos, os SUVs detiveram 27,8% do mercado, sua melhor marca anual até hoje. Os hatches pequenos somaram 174,9 mil licenciamentos e lideram com 32,7% das vendas.

A diferença entre eles, contudo, nunca foi tão pequena. No mesmo período do ano passado, a vantagem era de mais de 9 pontos porcentuais, 34,2% contra 25%.

Já no encerramento de 2019, caiu para 6,4 pontos: dos 2,26 milhões de automóveis vendidos, os hatches pequenos responderam por 33% e os SUVs, por 26,6%.

O crescimento dos utilitários esportivos no mercado brasileiro é vertiginoso e segue tendência mundial iniciada na primeira metade desta década. Há apenas quatro anos, responderam por 18% das vendas e foram terceiro segmento mais vendido do País, atrás também dos modelos de entrada (20,7%)  e mais de 8 pontos porcentuais atrás do hatches pequenos.

O Jeep Renegade  segue na liderança do segmento em 2020, com 16,6 mil licenciamentos até maio, mas agora seguido muito de perto pelo Volkswagen T-Cross, que acumulou 15,1 mil unidades e ultrapassou o Compass, outro Jeep, com 14,4 mil emplacamentos.

LEIA MAIS

→Os novos contornos do disputado segmento de SUVs

→ Jeep Renegade: cinco anos e mais de 250 mil unidades vendidas.

→ General Motors quer quadruplicar vendas do Tracker

 


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás