Segmento responde por 27,8% do mercado de automóveis em 2020, a maior participação da história
Eles chegaram lá! Em maio, pela primeira vez na história, os SUVs formaram o segmento de maior participação no mercado brasileiro de automóveis.
Dos 44,1 mil carrosde passeio licenciados no País, 14 mil unidades, 31,8%, foram de utilitários esportivos. Históricos líderes, os hatches pequenos caíram para o segundo lugar, com 12,1 mil unidades licenciadas e participação de 28,6%.
Mas também é certo, ou quase, segundo os especialistas, que o segmento deve se estabelecer, em breve, como responsável por quase um terço do mercado brasileiro.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2020, com 148,3 mil emplacamentos, os SUVs detiveram 27,8% do mercado, sua melhor marca anual até hoje. Os hatches pequenos somaram 174,9 mil licenciamentos e lideram com 32,7% das vendas.
A diferença entre eles, contudo, nunca foi tão pequena. No mesmo período do ano passado, a vantagem era de mais de 9 pontos porcentuais, 34,2% contra 25%.
Já no encerramento de 2019, caiu para 6,4 pontos: dos 2,26 milhões de automóveis vendidos, os hatches pequenos responderam por 33% e os SUVs, por 26,6%.
O crescimento dos utilitários esportivos no mercado brasileiro é vertiginoso e segue tendência mundial iniciada na primeira metade desta década. Há apenas quatro anos, responderam por 18% das vendas e foram terceiro segmento mais vendido do País, atrás também dos modelos de entrada (20,7%) e mais de 8 pontos porcentuais atrás do hatches pequenos.
O Jeep Renegade segue na liderança do segmento em 2020, com 16,6 mil licenciamentos até maio, mas agora seguido muito de perto pelo Volkswagen T-Cross, que acumulou 15,1 mil unidades e ultrapassou o Compass, outro Jeep, com 14,4 mil emplacamentos.
LEIA MAIS
→Os novos contornos do disputado segmento de SUVs
→ Jeep Renegade: cinco anos e mais de 250 mil unidades vendidas.
→ General Motors quer quadruplicar vendas do Tracker
Foto: Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País