Modelo terá pré-venda iniciada ainda neste mês de junho
Concebido de forma 100% digital, sem a necessidade de protótipos físicos em nenhuma de suas fases, o novo modelo da Volkswagen, o Nivus, começou a ser produzido nesta segunda-feira, 8, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP.
A operação começa uma semana após a retomada das atividades da empresa neste complexo industrial, que estava paralisado desde março por causa da pandemia da Covid-19, e também depois da apresentação mundial do novo SUV-cupê da marca à imprensa, realizada em 28 de maio.
“Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo Volkswageb a desenvolver um projeto 100% digital”, lembrou Pablo Di Si, presidente e CEO da montadora para a América Latina, ao comentar o início da produção do modelo no ABC paulista. “Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”.
LEIA MAIS
→VW Nivus por inteiro: pré-venda começa em junho.
→Central multimídia VW Play estreia com o Nivus em junho
→VW Nivus será produzido na Espanha a partir de 2021
Além do pioneirismo que marca nova era digital no desenvolvimento de produtos da marca, o Nivus é o primeiro modelo da empresa desenvolvido no Brasil e que será produzido e comercializado no mercado europeu, inicialmente com linha de produção na fábrica de Pamplona, na Espanha, em 2021. O modelo também estreia a nova central de infotainment VW Play, definido pela empresa como uma nova era em conectividade, streaming e serviços.
O Nivus é feito sobre a mesma plataforma modelar MQB do Polo e Virtus, também produzidos na planta de São Bernardo do Campo, que recebeu parte dos investimento de R$ 7 bilhões que vêm sendo aplicados pela Volkswagen no Brasil. Dentre as aquisições na área de Armação da fábrica, a empresa destaca a aquisição de 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs.
Na Estamparia, foi instalada uma nova de prensa Extra Large capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, bem como reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos. Para colocar em prática a produção do VW Nivus, os empregados passaram por treinamentos que acumularam mais de 6 mil horas.
Mario Rodrigues, diretor da Unidade de Produção da Volkswagen Anchieta, faz questão de destacar o comprometimento das equipes em seguir o cronograma e manter o lançamento em meio à pandemia: “Mesmo durante a suspensão de atividades, um grupo de empregados permaneceu na fábrica focado no projeto Nivus, respeitando os novos protocolos de higiene e saúde para cumprir o programa pré-estabelecido e, mesmo no retorno da produção, o Nivus continuou sendo o foco principal de todos”.
Foto: Divulgação/VW
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027