Em transmissão online a Volvo anunciou lançamento de sua linha de caminhões 2021 para o mercado brasileiro. Dentre as novidades, a principal é a VM City, versão do semipesado destinada a atender operações urbanas.

Baseada nas capacidades de seu portfólio, a fabricante reuniu em um produto especificações técnicas mais adequadas às aplicações de transporte na cidade. O modelo, com PBT de 23 toneladas pensado para poder atuar com diversos tipos de implementos, do baú às caçambas, é oferecido nas configurações de 4×2 ou 6×2 a partir de duas distâncias de entre eixos (3.650 ou 5.150 milímetros), traz caixa de transmissão manual de 6 marchas associada a motor de 270 cv da MWM e eixos motriz de dupla velocidade.

A fabricante entende que o lançamento preenche uma ausência na oferta de um caminhão para transferências de carga por rotas curtas ou regionais associadas a versatilidade. “O VM City nasce para atender uma vasta gama de aplicações, especialmente as que são operadas durante o dia, nas quais o motorista não precisa dormir no caminhão”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de venda de caminhões da companhia.

A nova opção da Volvo tem como padrão cabine curta, assento do motorista com suspensão pneumática, volante multifuncional, computador de bordo e faróis de led. Ar-condicionado e banco de passageiros para dois ocupantes são itens opcionais.

Pacote de segurança

A Volvo também incluiu no portfólio nova configuração de série para cavalos-mecânicos FH. O transportador passa a ter à disposição versões 4×2 ou 6×2 com distância de entre eixos de 3.500 mm em conjunto com defletores laterais de ar de fábrica.

“O arranjo permite melhorar a aerodinâmica, reduzindo o espaço entre a carreta e a cabine”, conta Valério. “A depender da operação a configuração pode contribuir com até 2% de economia de combustível.”

A fabricante também aproveita a linha 2021 dos Volvo FH para popularizar recursos de segurança ao dispor de itens a partir de opções intermediárias de acabamento. O pacote inclui luzes de frenagem de emergências – lanterna do freio pisca automaticamente em freadas bruscas -, sensor de chuva e crepuscular e luzes “três marias” no teto da cabine.

LEIA MAIS

→Volvo faz feirão online de caminhões seminovos

→Volvo mantém atendimento nas oficinas da rede


Fotos: Volvo/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!