Empresa

Daimler cria empresa para células de combustível

Nova estrutura antecede transição para futura joint venture com o Grupo Volvo

A Daimler Trucks criou estrutura própria focada em sistemas de células de combustíveis. A empresa, Daimler Truck Fuel Cell, abrigará todas as atividades do Grupo voltadas a essa tecnologia para caminhões e ônibus.

A nova empresa prepara condições para futura joint venture com o Grupo Volvo para produção e venda de células de combustível para veículos comerciais pesados. Pelo acordo, anunciado em abril deste ano, a companhia sueca irá adquirir 50% da empresa. Pelos planos, ambos grupos produzirão caminhões para o transporte de longas distâncias com a tecnologia na segunda metade da década.

“A célula de combustível é uma solução decisiva para possibilitar transportes rodoviários pesados de longo percurso livres de emissões de CO2”, diz em nota Martin Daum, CEO da Daimler Truck e membro do Conselho de Administração da Daimler. “O estabelecimento da Daimler Truck Fuel Cell é um marco de progresso muito especial para nossa companhia. Nela, reunimos a grande expertise e a imensa riqueza de experiência acumulada em várias décadas de trabalho no desenvolvimento de células de combustível na Daimler.”

Como diretores executivos da empresa foram nomeados Andreas Gorbach, que acumula o cargo de CEO, e Christian Mohrdieck, ambos com experiência acumulada em sistemas de propulsão convencionais e alternativos, em especial, as células de combustível.

Parceria com a Rolls-Royce

Por outra frente, a Daimler Turck e a Rolls-Royce deverão assinar até o fim deste ano um acordo para desenvolvimento e venda de geradores estacionários acionados por células de combustível. Os equipamentos serão oferecidos como alternativa livre de emissões de CO2 para gerar energia de emergência em instalações críticas em relação à segurança, como centrais de armazenamento de dados.

A Daimler e a Rolls-Royce já andam de mãos dadas em outro acordo, firmando no fim do ano passado com a Lab1886, unidade de inovações da Daimler para novos modelos de negócios. A parceria resultou em um projeto piloto na alimentação de força estacionária com base em módulos de células de combustível do setor automotivo.

LEIA MAIS

→Daimler e Volvo criam joint venture para células de combustível

→Daimler cria unidade global para caminhões automatizados


Foto: Grupo Damiler/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás