Empresa

Responsável por 25% das vendas da Hyundai, Caoa comemora 1 milhão de veículos

Além de 108 revendas, parceria iniciada em 1999 envolve importação e produção local

O Grupo Caoa superou a marca de 1 milhão de veículos Hyundai vendidos em sua cadeia de lojas desde 1999. A representação liderada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi definitiva para a consolidação no Brasil da marca coreana, que desde o início dos anos 90 experimentara parceria com dois outros importadores sem sucesso.

A agressividade comercial e o forte investimento publicitário — características do grupo desde o fim dos anos 70, quando abriu a primeira loja Ford — coincidiram também com a renovação da linha de veículos da Hyundai e o surgimento do Tucson, utilitário esportivo que transformou a imagem da marca perante os olhos dos consumidores brasileiros.

LEIA MAIS

→ Caoa vendeu 135 mil veículos em 2019

→ Caoa Chery tem financiamento com primeira parcela em janeiro

O modelo, que chegou a liderar o mercado de importados, entrou para história também por ter sido o primeiro automóvel nacional Hyundai, fabricado pela próprio grupo de Oliveira Andrade a partir de 2007 na fábrica de Anápolis, GO, projeto de R$ 1 bilhão que de cara ainda passou a montar o comercial leve HR.

O primeiro milhão de veículos Hyundai vendidos na rede Caoa envolve não só Tucson e HR, mas os modelos iX35, New Tucson e HD 78, também fabricados em Goiás, toda a linha de importados e, desde 2012, os automóveis produzidos pela própria montadora coreana em Piracicaba, SP: HB20, HB20S e o utilitário esportivo Creta.

O Grupo Caoa congrega cerca de 7 mil trabalhadores nas fábricas de Anápolis e de Jacareí, SP, onde produz veículos  Chery, e em 230 concessionárias Hyundai, Ford e Subaru.  Metade das lojas dedicada à linha Hyundai.

Mas o poderio dessa estrutura comercial pode ser mensurado sobretudo pelo número de veículos que ela coloca na rua anualmente. O Grupo Caoa vendeu 135 mil automóveis e comerciais leves das três marcas no ano passado, 5% de todo o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

O peso de sua participação nos negócios da Hyundai é ainda mais significativo. As 108 revendas dedicadas à  marcaram negociaram 53 mil unidades. O volume correspondeu a mais de 25% dos 207 mil veículos Hyundai emplacados no mercado interno. Ou seja: de cada quatro carros da marca, um é negociado e entregue por uma loja  da Caoa.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Avenger: oficialmente o próximo Jeep nacional.

Stellantis confirma produção do SUV em 2026 e assegura que Renegade seguirá em linha

% dias atrás

Com Titano e outra picape, Stellantis fará da Argentina hub de exportação

Montadora assegura que novos projetos não terão impacto na produção de picapes no Brasil

% dias atrás

Em fase final de avaliação, e-Volksbus já circula pelas ruas de São Paulo

A operação foi iniciada com a Transpass e outras três empresas receberão o modelo da…

% dias atrás

Nissan Motor define plano de recuperação

Re:Nissan prevê redução de 20 mil postos de trabalho e corte de 500 bilhões de…

% dias atrás

Autopeças programam sete eventos no exterior este ano

Sindipeças e ApexBrasil renovam parceria e divulgam calendário de 2025 e 2026

% dias atrás

Em reunião com Lula, GWM confirma 800 empregos diretos ainda este ano

O chairman Jack Wey convida o Presidente da República a prestigiar inauguração da fábrica de…

% dias atrás