Mercado

Participação dos importados na frota brasileira segue em queda

Índice baixou de 15,1% em 2015 para 14,4% em 2019. São 6,6 milhões desses veículos circulando no País.

Em queda há 4 anos consecutivos, a participação dos importados na frota circulante de quase 46 milhões de veículos no Brasil limitou-se a 14,4% no ano passado, retornando aos níveis de 2012, conforme levantamento divulgado esta semana pelo Sindipeças. Esse índice chegou a 15,1% em 2015 e de lá para cá não parou de cair, baixando para 15% no ano seguinte, para 14,8% em 2017 e 14,6% em 2018.

“As vicissitudes trazidas pelo Programa Inovar Auto entre 2012 e 2017 e a desvalorização da taxa de câmbio ajudam a compreender o recuo observado na participação dos importados”, avalia o Sindipeças, destacando que apesar da queda relativa, o número de veículos importados em circulação no País mostrou incremento de 0,9% no ano passado em relação a 2018, “bem abaixo, no entanto, das taxas anuais registradas até 2015”.

A frota de importados atingiu 6.614.300 unidades em 2019, ante total de 6.557.967 do ano anterior. Desde 2015 esse volume tem ficado na faixa de 6,5 milhões a 6,6 milhões, enquanto a frota total passou, no mesmo período, de 42,9 milhões para 24,9 milhões de unidades.

LEIA MAIS

→Frota brasileira cresce, mas em cinco anos envelhece 14 meses

Abeifa teme pela sobrevivência do setor de carros importados

Alta do preço dos carros importados é inevitável

Dentre outros dados constantes no relatório da frota brasileira do Sindipeças, tem a participação na frota por tipo de combustível. Os veículos flex representaram 69,5% do total de veículos circulando pelas ruas e estradas brasileira em 2019, contra a fatia de 19,5% das unidades a gasolina. Dois anos antes, essas fatias eram de, respectivamente, 64,5% e 24,9%.

A participação daqueles movidos a diesel se manteve estável, ligeiramente acima de 10%. Os veículos híbridos e
elétricos somaram 24.320 unidades em 2019, ou 0,1% da frota total. “Convém lembrar que no ano anterior a representatividade era de míseros 0,03%”, ressalta o Sindipeças. “Os lançamentos e as importações realizadas em anos anteriores, somados à programação para ampliar a produção no país, devem elevar progressivamente a presença desses veículos na frota”.


Foto: Dibulgação/Mercedes-Benz

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás