Empresa

Em meio à turbulência, Audi aposta em modelos de nicho

Marca anuncia lançamento de esportivos enquanto reestuda produção nacional

A Audi confirmou que pretende importar cinco de seus modelos esportivos: os novos RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q3 nas carrocerias SUV e Sportback e RS Q8. Quatro deles serão apresentados no início de julho a potenciais clientes para test-drive em evento fechado.

Essas muitas novidades da linha esportiva reforçam a estratégia que deve ser mantida pela marca nos próximos meses e que privilegia apresentar aos consumidores brasileiros produtos de imagem, como o superesportivo R8 ou o elétrico e-tron. Ou seja, a Audi apostará em nichos, carros de baixíssimos volumes.

Faz sentido. Com o mercado em forte queda e cercado de incertezas, o Q3 recém-atualizado e seu único produto nacional, o A3 Sedan, cumprindo os últimos meses da atual geração, é um modo de manter a marca em evidência sem grandes investimentos em um período desfavorável.

A Audi encerrou 2019 como a terceira marca premium mais vendida do Brasil, com 8,7  mil veículos licenciados, bem atrás das eternas rivais BMW (13,1 mil unidades) e da Mercedes-Benz (12,2 mil) e logo à frente da Volvo (7,9 mil). Perdeu essa a posição no acumulado dos cinco primeiros meses de 2020 exatamente para a marca sueca, que  somou 2,1 mil emplacamentos contra 2 mil da Audi.

E esse quadro dificilmente será revertido este ano, quando a Audi ainda pretende apresentar o e-tron Sportback que, a exemplo do SUV elétrico, estará na faixa dos R$ 500 mil. Novidades, digamos, mais comerciais chegarão mesmo somente em 2021, como um modelo híbrido e a nova geração do A3 Sedan, já apresentada na Europa e de onde será importada.

Esse é o mistério que cerca a operação brasileira da Audi: com o encerramento da produção do A3 Sedan, já admitida pela montadora, resta saber o que — e se produzirá! — a Audi fabricará na planta compartilhada com a Volkswagen no Paraná?

Pela crescente demanda de SUVs e o poder aquisitivo do mercado brasileiro, a solução mais natural seria a retomada da  fabricação do Q3, interrompida no início de 2019, mas na nova geração. O modelo atualizado chegou às revendas no começo do ano e já assumiu o posto de Audi mais vendido no Brasil, com 605 emplacamentos contra 543 unidades do A3 Sedan.

Mas sua nacionalização segue uma incógnita, ainda mais depois da abrupta queda das vendas de veículos em 2020, a falta de perspectivas de retomada mais consistente no curto prazo e a recessão esperada para a maioria dos mercados de veículos mais importantes.

LEIA MAIS

→ Audi cria unidade para desenvolvimento acelerado de veículos

→ Superesportivo Audi R8 custa R$ 1.234.990

É razoável, portanto, que Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil, esteja a reavaliar com a matriz  os passos que devem, ou deveriam, ser dados pela operação brasileira. Já no fim do ano passado, quando da apresentação do Q3 importado e com o mercado brasileiro em ascensão, o executivo afirmou que  “[a decisão de produzir aqui] depende de muitos fatores ainda”.

O que dirá agora que as vendas despencaram 40% e que os volumes de produção tendem ser ainda menores do que os já insuficientes resultados dos últimos anos e que dificultaram o surgimento de fornecedores locais e a nacionalização de componentes?


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás