Empresa informa que já havia programado férias coletivas para a instalação de novos maquinários
Programado para ocorrer na próxima quinta-feira, 25, a Honda decidiu adiar o retorno das suas atividades produtivas em Sumaré e Itirapina, ambas no interior paulista, para o dia 13 de julho. A empresa não revela o motivo da postergação da data, mas informa que já estavam previstas férias coletivas no período de 29 de junho a 18 de julho para a instalação de novos maquinários. Até 25 de junho está em vigência acordo de suspensão do contrato de trabalho dos colaboradores, nos termos da medida provisória 936.
O retorno no dia 13, segundo a montadora, visa atender a demanda do mercado brasileiro. Até lá, a operação segue restrita, exclusivamente com a fabricação de componentes de motores, para atendimento a negócios na área de exportação. A Honda será a última das principais marcas de automóveis com operações locais a retomar a produção neste período da pandemia da Covid-19.
LEIA MAIS
Toyota, Ford, Nissan e PSA voltam a produzir na próxima semana
Assim como vem ocorrendo em todas as fabricantes de automóveis, as linhas de produção da Honda serão reativadas gradualmente para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança. “Serão diversos procedimentos em toda jornada do colaborador, desde o momento em que sai de sua residência, no ônibus fretado e durante o período de trabalho”, informa a empresa em nota.
Estão previstas avaliação de saúde com medição de temperatura no acesso à fábrica, horários diferenciados e intercalados para evitar aglomerações, reorganização de espaços, limitação do número de pessoas e adoção de critérios de distanciamento mínimo em locais como ônibus fretados, linhas de produção, refeitórios e salas de reunião; novos critérios de higienização, limpeza e sanitização bem como a adoção de máscaras em período integral.
Apesar de ter confirmado nova data para o retorno de suas atividades, a Honda antecipa que a cada momento vem revisando as contramedidas em resposta aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, com o objetivo de “priorizar a segurança e saúde das pessoas, a conformidade às diretrizes governamentais e a sustentabilidade dos negócios”.
Foto: Divulgação/Honda
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.