Exatas 105 unidades separaram o Volkswagen T-Cross da liderança do segmento de utilitários esportivos no primeiro semestre de 2020. A diferença de marginais 0,06% para o primeiro lugar Renegade sugere o tamanho do esforço que a Jeep terá nos próximos meses para encerrar mais um ano com seu representante na ponta das vendas.
O empate técnico entre os dois SUVs compactos após os seis primeiros meses — 20.710 emplacamentos do Renegade e 20.595 do T-Cross — chama a atenção especialmente pela grande curtíssima trajetória do modelo da Volkswagen nas revendas.
Lançado em abril do ano passado, fechou 2019 com 37,1 mil unidades negociadas, já então como o sexto veículo mais vendido em um segmento que reúne mais de quatro dezenas de utilitários esportivos, segundo classificação da Fenabrave.
Agora em 2020, para brigar diretamente com o Renegade e chegar a precisamente 10,96% de participação, atropelou Honda HR-V, Nissan Kicks, Hyundai Creta e outro Jeep, o Compass, respectivamente, quinto, quarto, terceiro e segundo lugares no ano passado.
A rigor, o T-Cross roubou vendas de todos eles, já que as participações dos cinco recuaram perto de 1 ponto porcentual no acumulado de janeiro a junho. A menor queda foi exatamente do Renegade: passou de 11,4% para 11,02%.
No mês passado, porém, o utilitário compacto da Volkswagen atingiu 5.463 licenciamentos, ficou na primeira colocação do segmento pela segunda vez em um mês — a primeira em fevereiro, por ínfimas 19 unidades —, agora de maneira consistente, com mais de 1,3 emplacamentos de vantagem sobre o Renegade.
Foi o terceiro melhor resultado em um mês de vendas, superado somente pelos desempenhos de novembro e dezembro, quando foram ultrapassados 6 mil licenciamentos.
Um resultado tão expressivo que garantiu ao SUV a terceira colocação entre todos os automóveis negociados no País em junho. Ficou atrás somente do Chevrolet Onix e Hyundai HB20, carros de segmentos mais acessíveis e que mesmo assim venderam pouca coisas a mais: respectivamente, 6,2 mil e 5,8 mil unidades.
Resta saber se o T-Cross alcançou u esses feitos em decorrência da instabilidade do mercado ao longo de todo o segundo trimestre ou, ao contrário, se não fosse pela turbulência e concessionárias fechadas poderia ter avançado ainda mais em participação e já liderado, de fato, o mercado de SUVs no primeiro semestre.
Foto: Divulgação
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