Polo Automotivo de Betim acumula produção de 15,9 milhões de automóveis e comerciais leves
Maior complexo industrial da FCA no mundo, o Polo Automotivo Fiat de Betim, MG, completa 44 anos de atividades no Brasil nesta quinta-feira, 9. Desde a sua inauguração, em 1976, já saíram das linhas de montagem total de 15,9 milhões de veículos, desde o saudoso 147 até os modelos atuais, dentre os quais a nova picape Strada, o Argo e oMobi.
O acordo de Comunhão de Interesses que definiu a intenção da Fiat de operar no Brasil foi assinado pelo presidente da empresa, Giovanni Agnelli, e o governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, em 14 de março de 1973 (foto acima).
Desde então, os negócios da Fiat por aqui foram marcados por uma trajetória de inovação, com a incorporação contínua de novas tecnologias para otimizar os processos de desenvolvimento de novos produtos e das linhas de produção. Neste momento em particular, a empresa investiu em adaptações que vêm garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores em tempos da pandemia da Covid-19.
“O Polo Automotivo Fiat sempre foi sinônimo de inovação e ousadia na indústria automotiva latino-americana”, destaca Antonio Filosa, presidente da FCA, Fiat Chrysler Automobiles, para a América Latina. “Das linhas de produção de Betim, pelas mãos de muitos milhares de colegas extremamente talentosos e dedicados que construíram esses 44 anos de muitas conquistas, produzimos veículos que revolucionaram o mercado, desde o inesquecível 147 até a recém-lançada nova geração da Strada, picape que é sinônimo de robustez e confiabilidade no segmento.”
Dentre as inovações em mais de quatro décadas de atividades, o Polo Automotivo Fiat conta hoje com o moderno Design Center Latam (foto abaixo), além do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, considerado o mais completo e moderno do setor automotivo na América Latina.
“As experiências e aprendizados acumulados ao longo dos anos convergiram na criação do Virtual Center Latam. Mais de 90% do desenvolvimento da nova Fiat Strada já ocorreu na realidade virtual, com simulações de durabilidade, ruído, vibração, conforto térmico, aerodinâmica e segurança, dentre outros pontos”, lembra Márcio Tonani, diretor de desenvolvimento de produto da FCA para a América Latina.
Além dos investimentos contínuos, a Fiat intensificou ações neste momento de combate à Covid-19. O complexo industrial passou por adaptações para adoção de um conjunto amplo e consistente de medidas de padrão mundial em sanitização, reorganização de postos de trabalho e espaços comuns, visando à jornada segura para todos os colaboradores.
LEIA MAIS
→Nova Fiat Strada chega para preservar liderança
→Hospital de campanha no Fiat Clube já pode iniciar atendimento
Dentre as novas atividades incorporadas à rotina da produção, a montadora tornou-se centro de referência para a manutenção de respiradores pulmonares fora de operação nas unidades de saúde e, em três meses, já recuperou 138 dos 217 equipamentos recebidos dos hospitais de Minas Gerais e Amapá.
Em outra ação, as impressoras 3D foram convertidas para a produção de protetores faciais plásticos, os chamados face shields, utilizados pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. Betim também se tornou centro de produção de máscaras cirúrgicas, com capacidade para 1,5 milhão de unidades por mês.
Fotos: Divulgação/Fiat
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…