A Cummins acaba de definir a criação de joint venture com a Nproxx, especializada em armazenamento e transporte de hidrogênio. A nova empresa, que também se chamará Nproxx, é mais uma ação na estratégia da Cummins de diversificação de sua atuação, inclusive com o desenvolvimento e produção de células de combustível.
Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins, entende que “o mundo exigirá várias soluções de energia, incluindo diesel avançado, gás natural, eletrificação, células de combustível, híbridos.
Outros movimentos similares e no mesmo sentido aconteceram em passado recente. No ano passado, por exemplo, a Cummins comprou a Hydrogenics, o que garantiu acesso à tecnologia de membranas de troca de prótons (PEM). Investiu ainda no desenvolvimento de células de combustível de óxido sólido, além de oficializar interesse de colaboração com a Hyundai.
“A Cummins tem mais de duas mil instalações de células de combustível em aplicações dentro e fora da estrada. Seguimos aumentando nossas capacidades em tecnologias de células de combustível e essa parceria com a Nproxx é outro passo”, acrescentou Linebarger.
Segundo comunicado, a participação dos dois grupos será igualitária e a constituição da joint venture deve estar concretizada até o primeiro trimestre de 2021, a depender da aprovação das autoridades econômicas e regulações.
LEIA MAIS
→ Cummins lança programa de apoio à liderança feminina
→ Cummins amplia portfólio com células de combustível
Foto: Divulgação