Tecnologia

Desenvolvido pela Bosch, ESP completa 25 anos

Controle de estabilidade passou a ser obrigatório em carros nacionais somente este ano

Obrigatório em novos projetos de veículos lançados no Brasil a partir deste ano, o sistema de controle de estabilidade, mais conhecido por ESP, completou 25 anos. A tecnologia, desenvolvida pela Bosch em conjunto com a Daimler-Benz, foi adotada pela primeira vez na Classe S, a linha topo de gama da Mercedes-Benz.

Segundo a Bosch, até 80% dos acidentes por derrapagem podem ser evitados pelo dispositivo, que combina as funções dos sistemas ABS e de controle de tração e se baseia em informações sobre a dinâmica do veículo para detectar se ele segue na direção em que o motorista deseja.

Caso identifique alguma discrepância, passa a atuar sobre as cargas de torque e  frenagem em cada roda indidualmente. Para isso, sensores comparam o ângulo de esterço e a trajetória do veículo 25 vezes por segundo.

O desenvolvimento de uma solução que garantisse maior estabilidade aos veículos começou ainda nos anos 80. Mas o trabalho conjunto das duas empresas ganhou corpo mesmo a partir de 1992.

O ESP passou a ser item de série nos carros da Mercedes-Benz em 1997, após o célebre capotamento de um Classe A no “teste do alce”, manobra súbita de desvio de trajetória. Nos anos seguintes, o sistema passou a der oferecido em veículos sofisticados de outras marcas e, posteriormente, em carros mais baratos.

A Bosch afirma já ter produzido mais de 250 milhões de ESP neste quarto de século e que 82% de todos os veículos novos de passeio no mundo são equipados com o dispositivo. Na Europa, é item obrigatório desde 2014.

No Brasil, calcula a empresa, estava presente em 44% dos automóveis vendidos no Brasil no ano passado, taxa que chegará a 100% a partir de 2022, quando também será obrigatório para todos os veículos leves comercializados no mercado nacional.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás