Monitoramento da NTC&Logística detecta terceira semana consecutiva de aumento na movimentação de mercadorias
Levantamento semanal realizado pelo Decope, Departamento de Custos Operacionais da NTC&Logística, associação que reúne transportadores rodoviários de carga aponta recuo de 27,28% na demanda por transporte.
O índice é 3,3 pontos porcentuais em relação à semana anterior, de 30,5%, e se aproxima ao nível do início da pandemia, em meado de março, quando o setor experimentou queda brusca nas transferências de mercadorias, de 26,1%.
De acordo com a pesquisa, denominada Impacto do Coronavírus no TRC, realizada com empresas de todo o País e porte, é o terceiro resultado consecutivo que apresenta melhora em 17 semanas. Cabe lembrar que o monitoramento chegou a registrar queda de 45,2%, apontado no levamento feito entre os dias 13 e 19 de abril.
Por tipo de frete prestado, a movimentação de cargas fracionadas, de pequenos volumes, registrou avanço semanal de 2 pontos porcentuais, chegando agora a uma variação negativa de 21,77%.
Já para cargas lotação, aquelas que ocupam toda a capacidade dos veículos, demandadas principalmente pelas áreas industriais e agrícolas, a retração chegou a 30,90% na semana, ante 34,34% na semana anterior.
Segundo a associação, a melhora tem ocorrido devido a reabertura gradual da economia, na medida em que cidades e estados flexibilizam medidas de distanciamento social.
LEIA MAIS
→Transporte rodoviário de carga sinaliza mais uma melhora
→Transportes registram em abril pior desempenho desde 2011
Foto: CNT/Divulgação
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa