Indústria

Nível da demanda por transporte de carga se aproxima do início da crise

Monitoramento da NTC&Logística detecta terceira semana consecutiva de aumento na movimentação de mercadorias

Levantamento semanal realizado pelo Decope, Departamento de Custos Operacionais da NTC&Logística, associação que reúne transportadores rodoviários de carga aponta recuo de 27,28% na demanda por transporte.

O índice é 3,3 pontos porcentuais em relação à semana anterior, de 30,5%, e se aproxima ao nível do início da pandemia, em meado de março, quando o setor experimentou queda brusca nas transferências de mercadorias, de 26,1%.

De acordo com a pesquisa, denominada Impacto do Coronavírus no TRC, realizada com empresas de todo o País e porte, é o terceiro resultado consecutivo que apresenta melhora em 17 semanas. Cabe lembrar que o monitoramento chegou a registrar queda de 45,2%, apontado no levamento feito entre os dias 13 e 19 de abril.

Por tipo de frete prestado, a movimentação de cargas fracionadas, de pequenos volumes, registrou avanço semanal de 2 pontos porcentuais, chegando agora a uma variação negativa de 21,77%.

Já para cargas lotação, aquelas que ocupam toda a capacidade dos veículos, demandadas principalmente pelas áreas industriais e agrícolas, a retração chegou a 30,90% na semana, ante 34,34% na semana anterior.

Segundo a associação, a melhora tem ocorrido devido a reabertura gradual da economia, na medida em que cidades e estados flexibilizam medidas de distanciamento social.

LEIA MAIS

→Transporte rodoviário de carga sinaliza mais uma melhora

→Transportes registram em abril pior desempenho desde 2011


Foto: CNT/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis

As entregas na região representaram 17,3% dos 1,2 milhão de veículos negociados no primeiro trimestre

% dias atrás

Crise financeira da matriz chinesa não afeta planos para o Brasil, diz Neta

Marca vendeu somente 36 veículos no País no primeiro trimestre

% dias atrás

Erisvaltom Santos gerencia Marketing e Produtos do Banco Mercedes-Benz

Executivo ocupa a vaga de Alfredo Tucunduva, agora na Daimler Truck Locações e Serviços

% dias atrás

Elétrico Spark chegará ao Brasil em versão única, a Activ

Importado da China, compacto da Chevrolet terá acabamento específico para o mercado brasileiro

% dias atrás

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás

Geely adia decisão sobre produção de veículos no Brasil, diz agência internacional

Empresa tem acordo de participação e produção de carros na fábrica paranaense da Renault

% dias atrás