Produto

BYD lança na China o elétrico Han, o “anti-Tesla”

Sedã de luxo pode rodar mais de 600 km e acelerar de 0 a 100km/h em 3,9 segundos

Maior fabricante global de veículos elétricos, a chinesa BYD, que no Brasil já fábrica ônibus e há alguns anos trouxe pouquíssimos carros para avaliação de frotistas, acaba de dar um arrojado passo global: lançou  o Han EV, sedã que conta com três versões elétricas e uma híbrida.

O Han, cujas vendas na Europa já estão confirmadas, é visto como concorrente direto dos carros da badalada Tesla, em especial do Modelo 3, e começa a ser negociado no mercado chinês por preços a partir de US$ 33 mil até os US$ 40 mil da versão topo de alto desempenho. A híbrida plug-in, batizada de DM — de Dual Mode, é a mais barata: US$ 31,5 mil.

O Han é o primeiro carro de volume da BYD que utilizará as baterias blade, bem mais finas e potencialmente mais seguras. A versão de longo alcance tem autonomia de 605 quilômetros. A topo, com tração nas quatro rodas, é o elétrico mais rápido em produção na China: vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. O Han híbrido pode rodar 81 km no modo elétrico e não fica muito atrás no que se refere à aceleração: chega aos 100 km/h em 4,7 segundos.

Wang Chuanfu, presidente da BYD,  disse que o desensvolvimento do Han consumiu uma década do “estágio conceitual para a produção em massa” e que o carro será “referência para os principais veículos elétricos em termos de segurança, desempenho e luxo”. As baterias blade, diz a BYD, o tornam duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos dotados de baterias tradicionais de lítio.

De fato, o sedã sai chama a anteção não só pela estética ocidentalizada, mas também pela grande quantidade de  recursos de segurança e tecnologia. Sai de fábrica com 11 airgbags , seis câmeras e filtros de purificação de ar “altamente eficientes”, segundo a montadora.

Os muitos dispositivos eletrônicos — como sistema navegação inteligente, de identificação de pedestres, placas de trânsito e de aviso de colisão, piloto automático adaptativo e assistência em congestionamento — dividem a atenção com um acabamento requintado, que envolve painéis de madeira maciça, assentos revestidos em couro e acabamentos em alumínio.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás