Indústria

Pesquisa da KPMG indica crescimento desigual dos mercados no pós-Covid

Consultoria ouviu mais de 1,1 executivos e 2 mil clientes em 30 países

A produção e vendas de veículos não devem se recuperar globalmente antes do quarto trimestre deste ano e o aumento da capacidade produtiva será em ondas, variando, e muito, de uma região para outra.  Essas são duas das principais conclusões da 21ª edição “Pesquisa Global com Executivos do Setor Automotivo 2020”, realizada pela KPMG em todo o mundo

A consultoria ouviu cerca de 2 mil consumidores e mais de 1,1 mil executivos dos setores automotivo e de tecnologia em trinta países. A maioria dos dirigentes, 59%, de empresas com faturamento superior a US$ 1 bilhão e outros 22% de corporações que faturam mais de US$ 10 bilhões anuais.

Os dados foram coletados ainda em fevereiro, sem, portanto, o conhecimento da real dimensão dos impactados da pandemia em boa parte dos mercados. Ainda assim, já então a percepção dos entrevistados era de que a Covid-19  mudará a demana e representará oportunidades para os fabricantes de veículos, pois boa parte das pessoas deve  optar pelo carro próprio, em vez do transporte público, na busca por maior segurança.

“Os consumidores consideram mais que nunca os veículos como um meio de proteção pessoal. É aqui que os fabricantes devem se reposicionar e intensificar o relacionamento com eles. Em períodos de incerteza e de aumento da conscientização de custos pelos consumidores, isso inclui o desenvolvimento de ofertas contratuais flexíveis e acessíveis para novos veículos, principalmente nos produtos de entrada”, pondera Ricardo Bacellar, sócio-líder do setor de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil.

Um dado supreeendente explicitado no levantamento: 20% dos clientes ouvidos disseram que não comprarão um carro on-line. Outra percpeção é de que as empresas terão necessariamente que gastar mais com marketing para convencer potenciais compradores a adquirir um veículos em um momento de incertezas.

LEIA MAIS

→ Mercado europeu de automóveis encolhe 39,5% no 1º semestre


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás