A revolução da marca com seu novo logotipo passa por uma mudança radical também nas concessionárias
Há décadas as redes de concessionárias no País discutem ações que envolvem mudanças visando maior satisfação do cliente e menor dependência da venda do carro 0 km. Mudanças certamente ocorreram, mas nada tão significativo como se viu este ano a partir do isolamento social imposto pela Covid-19.
A pandemia acelerou ações das montadoras e das redes no sentido de atender os consumidores com maior agilidade e não é absurdo dizer que nada mais será como antes a partir de agora. Dentre outras, uma tendência clara é a das concessionárias ocuparem espaço menor, oferecendo maior comodidade ao cliente tanto no atendimento presencial como digitalmente.
Ao divulgar o novo logotipo da marca na quarta-feira, 22, o diretor da marca Fiat e de operações comerciais no Brasil, Herlander Zola, foi taxativo ao falar do novo perfil do consumidor brasileiro: “O cliente está mais digital”. A empresa divulgou na ocasião que o tráfego nas redes digitais da montadora cresceu 60% e a participação do digital na jornada de compra dos clientes teve a expressiva alta de 90%.
Zola garante que a montadora já estava investindo em transformação digital e por isso não teve problemas em oferecer serviços do gênero durante a pandemia, ampliando a oferta de ferramentas para melhor atender o consumidor. Para comprar um carro da marca, o cliente já não precisa ir numa concessionária.
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Todo o processo pode ser digital, por e-mail, telefone ou WhatsApp, incluindo negociação, preenchimento de ficha, avaliação do veículo usado a ser utilizado como parte do pagamento e aprovação do financiamento. O test drive e a entrega do veículo podem ser agendados na casa do cliente.
Mas a pandemia também mudará o perfil das vendas presenciais. Com o advento de um novo logotipo da marca, o quinto desde a sua chegada ao Brasil em 1976, a Fiat vai revitalizar todos os seus pontos de venda, com mudanças no lay out e nova identidade visual. O objetivo, segundo Zola, é oferecer uma experiência mais conectada e digital para o cliente no showroom, com uma nova abordagem da força de vendas e grandes investimentos em UX (user experience).
Dez das 500 concessionárias da marca já adotaram a nova identidade visual e a meta é chegar a 50% até o final do ano que vem e a 100% em 2022. Zola admite que com o novo perfil de compra as concessionárias tenderão a ocupar espaço físico menor, investindo na qualidade de venda e na mostra dos produtos de forma digital. Dentre as novidades na nova rede Fiat, um agradável espaço para o cliente tomar um cafezinho caso opte pela compra presencial.
Fotos: Divulgação/Fiat
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