Empresa

Ford testa cães robôs em programa piloto nos EUA

Fluffy e Spot estão em operação na fábrica de transmissões Van Dyke

Com quatro patas, cerca de 30 kg e capacidade para sentar, dar a pata e rolar, os cães robôs são a novidade na manufatura da Ford nos Estados Unidos. Alugados da Boston Dynamics, os autômatos – que receberam os nomes de Fluffy e Spot – operam em programa piloto na fábrica de transmissões Van Dyke, em Michigan

O objetivo da montadora com o uso dos novos robôs, que também podem subir rampas, degraus e digitalizar o ambiente com câmeras de 360 graus, é economizar tempo, dinheiro e aumentar a eficiência na preparação de suas fábricas para a introdução de novos produtos

VEJA O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=WH3tLuAEMB4&feature=youtu.be

Fluffy e Spot são equipados com cinco câmeras e podem andar até 5 km/h com uma bateria com cerca de duas horas de duração, ​​escaneando o chão de fábrica para auxiliar os engenheiros a atualizar a planta. “Nós projetamos e construímos a fábrica. Depois, ao longo dos anos, são feitas alterações que raramente são documentadas”, diz Mark Goderis, gerente de engenharia digital da Ford. “Examinando as instalações com os robôs, podemos ver como elas realmente são agora e reequipá-las para receber novos produtos.”

O executivo conta que antes os colaboradores andavam pelas instalações com um tripé, parando em locais diferentes e esperando cinco minutos para o laser digitalizar. “A varredura de uma planta pode levar duas semanas. Com o Fluffy, leva a metade do tempo.”

Pela forma antiga, gastava-se US$ 300 mil para digitalizar uma instalação. “Se esse piloto funcionar, a equipe de manufatura da Ford poderá escanear todas as fábricas por uma fração desse custo”, destaca o executivo, informando ainda que, com o tempo, a intenção é operar os robôs remotamente, programando-os para missões na fábrica e recebendo relatórios imediatamente de qualquer lugar.

Por enquanto, os robôs são programados para seguir um caminho específico e operados a até 50 metros de distância. Segundo Paula Wiebelhaus, operadora dos robôs, a chave do sucesso de Fluffy e Spot é a agilidade: ‘Eles são comandados por um controle semelhante aos de videogame, com visão remota da câmera. Se ocorrer algum problema, uma função de parada segura impede que eles colidam com qualquer coisa’.


Foto: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás

Geely adia decisão sobre produção de veículos no Brasil, diz agência internacional

Empresa tem acordo de participação e produção de carros na fábrica paranaense da Renault

% dias atrás

Confirmado para o Brasil, Leapmotor B10 custa R$ 80 mil na China

Crossover elétrico tem duas versões de motor e autonomia de até 600 km

% dias atrás

Ricardo Dilser assume gerência de Imprensa na Volkswagen Brasil

Há um ano no programa AutoEsporte, antes era chefe de Imprensa/Produto na Stellantis

% dias atrás

Scania compra a divisão de baterias para indústria pesada da Northvolt

Negócio envolve um centro de P&D e uma unidade de produção; empresa atuará de forma…

% dias atrás

Audi confirma a série especial da RS 6 Avant GT para o Brasil

Da produção limitada a 660 unidades, dez desembarcarão por aqui

% dias atrás