Fluffy e Spot estão em operação na fábrica de transmissões Van Dyke
DEARBORN, MI. July 27, 2020 – Fluffy navigates the plant with a high-tech laser scanner on his back, allowing him to scan Ford’s facilities. Ford is tapping four-legged robots at its Van Dyke Transmission Plant in early August to laser scan the plant, helping engineers update the original computer-aided design. These robots can be deployed into tough-to-reach areas within the plant to scan the area with laser scanners and high-definition cameras, collecting data used to retool plants, saving Ford engineers time and money. Ford is leasing two robots, nicknamed Fluffy and Spot, from Boston Dynamics – a company known for building sophisticated mobile robots.
Com quatro patas, cerca de 30 kg e capacidade para sentar, dar a pata e rolar, os cães robôs são a novidade na manufatura da Ford nos Estados Unidos. Alugados da Boston Dynamics, os autômatos – que receberam os nomes de Fluffy e Spot – operam em programa piloto na fábrica de transmissões Van Dyke, em Michigan
O objetivo da montadora com o uso dos novos robôs, que também podem subir rampas, degraus e digitalizar o ambiente com câmeras de 360 graus, é economizar tempo, dinheiro e aumentar a eficiência na preparação de suas fábricas para a introdução de novos produtos
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Fluffy e Spot são equipados com cinco câmeras e podem andar até 5 km/h com uma bateria com cerca de duas horas de duração, escaneando o chão de fábrica para auxiliar os engenheiros a atualizar a planta. “Nós projetamos e construímos a fábrica. Depois, ao longo dos anos, são feitas alterações que raramente são documentadas”, diz Mark Goderis, gerente de engenharia digital da Ford. “Examinando as instalações com os robôs, podemos ver como elas realmente são agora e reequipá-las para receber novos produtos.”
O executivo conta que antes os colaboradores andavam pelas instalações com um tripé, parando em locais diferentes e esperando cinco minutos para o laser digitalizar. “A varredura de uma planta pode levar duas semanas. Com o Fluffy, leva a metade do tempo.”
Pela forma antiga, gastava-se US$ 300 mil para digitalizar uma instalação. “Se esse piloto funcionar, a equipe de manufatura da Ford poderá escanear todas as fábricas por uma fração desse custo”, destaca o executivo, informando ainda que, com o tempo, a intenção é operar os robôs remotamente, programando-os para missões na fábrica e recebendo relatórios imediatamente de qualquer lugar.
Por enquanto, os robôs são programados para seguir um caminho específico e operados a até 50 metros de distância. Segundo Paula Wiebelhaus, operadora dos robôs, a chave do sucesso de Fluffy e Spot é a agilidade: ‘Eles são comandados por um controle semelhante aos de videogame, com visão remota da câmera. Se ocorrer algum problema, uma função de parada segura impede que eles colidam com qualquer coisa’.
Foto: Divulgação/Ford
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