Já a venda no Uruguai e Paraguai, a nova geração do HB20 chega agora na Colômbia, o primeiro país a receber o modelo por transporte marítmo. O primeiro lote com 303 unidades, incluindo as versões hatch, sedã (HB20S) e aventureira (HB20X), deixou o Porto de Santos, no litoral paulista, no último dia 30 de julho com destino ao país vizinho via Canal do Panamá.
“O HB20 foi desenvolvido originalmente para o Brasil e, com base no sucesso de vendas local, passou a ser desejado por outros países”, comenta Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai para a região das Américas Central e do Sul. “Temos quase a totalidade de nossa produção dedicada ao mercado doméstico, mas procuramos abrir novas fronteiras estrategicamente. Esta é a primeira vez que exportamos o HB20 para a Colômbia, que já recebe o SUV Creta desde 2018”.
Todos os modelos exportados têm motor aspirado 1.6, com transmissão manual ou automática, rodas de liga leve, central multimídia flutuante de oito polegadas, câmera de ré e saída USB para carregamento rápido. Os veículos serão comercializados pelo representante oficial da marca sul-coreana no país desde 2015, a Neohyundai, que está presente em mais de 20 cidades.
Sem revelar números, a Hyundai adianta apenas é que a ideia é aumentar os volumes de exportação nos próximos embarques. Inaugurada em 2012, a fábrica da Hyundai em Piracicaba, SP, exporta seus produtos desde 2016, quando o compacto HB20 passou a ser vendido no Paraguai e Uruguai. Já o SUV Creta começou a ser exportado em 2017 para esses dois países e desde 2018 é vendido também na Colômbia. Com foco no mercado nacional, cerca de 95% da produção da unidade industrial piracicabana é dedicada ao Brasil.
Foto: Divulgação/Hyundai