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Marcopolo desenvolve carroceria articulada para chassi elétrico

Attivi Express atuará em corredor expresso em projeto com a BYD e a prefeitura de São José dos Campos

A Marcopolo apresentou nova carroceria articulada exclusiva para uso em chassi de propulsão elétrica. Para aplicação urbana, a Attivi Express começará inicialmente a equipar o chassi D11B, da BYD. Os ônibus atuarão na chamada Linha Verde, projeto de corredor expresso da prefeitura de São José dos Campos (SP) para veículos leves sobre pneus.

Segundo a encarroçadora, o desenvolvimento ocorreu em tempo recorde e os testes de homologação deverão começar até fim deste ano. A Attivi Express tem 22 metros de comprimento capacidade para 168 passageiros, – 60 sentados e 108 em pé – sistema de iluminação de LED e equipamentos inéditos, como conjunto de câmeras em substituição aos espelhos retrovisores, o que permite eliminar pontos cegos.

No interior traz dois monitores de 15,6 polegadas instalados no teto, rádio autofalantes internos e sistema de monitoramento por câmeras. As portas são tipo pantográficas de duas folhas com maior vão livre e sistema antiesmagamento. O veículo ainda tem poltronas estofada com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas e espaço exclusivo para cadeirantes.

Tecnologias de biossegurança

A nova carroceria terá também pacote BioSafe, no qual assentos, balaústres e corrimãos contarão com aditivos antimicrobianos para garantir a desinfecção das partes de contato com as mãos. Um sistema de luz ultravioleta (UV-C) de desinfecção ainda agirá no ar-condicionado.

Acionado por conjunto de baterias de fosfato ferro lítio, o chassi D11B entrega autonomia de 250 km. O projeto de São José dos Campos prevê um corredor de 20 km que ligará as regiões Sul e Leste da cidade, a mais populosas. Marcopolo e BYD fornecerão 12 para a operação, com previsão de entrega a partir de março de 2021.

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Fotos: Marcopolo/Divulgação

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Publicado por
Redação AutoIndústria

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