A fabricante de eixos Meritor desenvolveu uma unidade eletrônica que permite o bloqueio do diferencial de veículos pesados de maneira automática. O novo componente, chamado de Auto-DCDL, se encontra em fase final de testes e começará a ser oferecido como opcional no fornecimento às fabricantes a partir do ano que vem.

Desenvolvida no Brasil, a novidade foi pensada para ser uma solução avulsa, sem estar integrada ao diferencial, mas acoplada a ele, e sem necessidade de qualquer tipo de adaptação.

“Ao optarmos pela não integração ao sistema de controle dos veículos, levamos soluções plug & play às montadoras, facilitando também o processo de fabricação”, conta Fábio Brandão, gerente sênior de Engenharia da Meritor. “Além disso, oferecermos a possibilidade de modernização dos equipamentos em operação, já que a nova tecnologia pode ser adaptada em versões anteriores que contam com o sistema de travamento do diferencial mecânico.”

Na prática, o Auto-DCDL proporciona inteligência ao bloqueio do diferencial, “o próprio sistema vai definir o momento de travar ou não as rodas, de acordo com as condições do terreno e de condução, sem a interferência do motorista”, resume Brandão.

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Foto: Meritor/Divulgação

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