Recurso será oferecido como opcional às fabricantes de pesados e permite instalação em eixos da marca com sistema mecânico
A fabricante de eixos Meritor desenvolveu uma unidade eletrônica que permite o bloqueio do diferencial de veículos pesados de maneira automática. O novo componente, chamado de Auto-DCDL, se encontra em fase final de testes e começará a ser oferecido como opcional no fornecimento às fabricantes a partir do ano que vem.
Desenvolvida no Brasil, a novidade foi pensada para ser uma solução avulsa, sem estar integrada ao diferencial, mas acoplada a ele, e sem necessidade de qualquer tipo de adaptação.
“Ao optarmos pela não integração ao sistema de controle dos veículos, levamos soluções plug & play às montadoras, facilitando também o processo de fabricação”, conta Fábio Brandão, gerente sênior de Engenharia da Meritor. “Além disso, oferecermos a possibilidade de modernização dos equipamentos em operação, já que a nova tecnologia pode ser adaptada em versões anteriores que contam com o sistema de travamento do diferencial mecânico.”
Na prática, o Auto-DCDL proporciona inteligência ao bloqueio do diferencial, “o próprio sistema vai definir o momento de travar ou não as rodas, de acordo com as condições do terreno e de condução, sem a interferência do motorista”, resume Brandão.
LEIA MAIS
→Meritor renova linha de lubrificantes
→Meritor faz acordo para compra de terreno e confirma terceira fábrica no Brasil
Foto: Meritor/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País