Empresa

Adesão ao PDV na Bosch de Sorocaba termina nesta sexta-feira

Acordo aprovado pelos funcionários prevê pagamento do PPR e prorroga por 60 dias suspensão do contrato de trabalho

Os trabalhadores da fábrica da Bosch de Sorocaba, no interior paulista, aprovaram acordo que envolve a  prorrogação por mais 60 dias da suspensão do contrato de trabalho, pagamento do PPR, Programa de Participação dos Resultados, e um plano de PDV, Programa Demissão Voluntária, cujo prazo para adesão se encerra nesta sexta-feira, 14.

A primeira parcela do PPR será quitada ainda neste mês e a segunda, após aferição das metas, em janeiro de 2021. Todos os funcionários da produção que não aderirem ao PDV têm garantia de estabilidade de emprego até dezembro. De acordo com a Bosch, as medidas anunciadas esta semana foram necessárias devido à queda no volume de produção, que se agravou recentemente por conta da crise no setor automotivo e da pandemia da Covid-19.

Em nota, a empresa destaca que nos últimos meses implementou diversas medidas com o intuito de minimizar os impactos nos empregos, como férias coletivas, layoff, redução de jornada e salário, dentre outros. “Mas foram necessárias ações adicionais para adequação ao novo patamar de demanda do mercado”.

Além do recebimento de todas as verbas rescisórias conforme previsto em lei, o pacote de PDV inclui extensão do vale alimentação até janeiro de 2021, garantia de assistência médica até dezembro próximo e pagamento da 1ª. parcela do PPR junto à rescisão.

O acordo foi aprovado em  votação online realizada pelo SMetal, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, na quarta-feira, 12, e quinta-feira, 13. Segundo a entidade, foram 97,5% votos favoráveis à proposta anteriormente negociada com a fabricante de autopeças que lá produz sistemas de direção para veículos comerciais.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, informa que, durante as negociações do acordo, a empresa expôs a todo momento a necessidade de cortes na planta local, devido a um excedente de funcionários. O próprio Sindicato propôs, então, a abertura de um PDV para evitar que as demissões fossem efetivadas compulsoriamente, dando a oportunidade dos trabalhadores interessados aderirem ao plano.

LEIA MAIS

Autopeças demitem e projetam queda de 30% em 2020

Cresce ritmo de demissão nas montadoras

GM abre PDV em São Caetano do Sul

O pacote negociado pelo SMetal para minimizar os impactos da demissão na vida dos metalúrgicos da Bosch segue os parâmetros adotados para os 100 ex-funcionários da ZF do Brasil, desligados na semana passada. De acordo com Leandro, o processo de negociação do acordo de PPR tanto na Bosch quanto na ZF do Brasil foi bastante difícil.

“Com toda essa situação econômica nada favorável, nosso objetivo foi não só o de garantir o benefício, que é fruto do trabalho desses funcionários, mas também oferecer proteção à saúde e ao emprego e uma renda digna dos trabalhadores da fábrica”.


Foto: Divulgação/SMetal

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás