Empresa

Pirelli inaugura seu maior centro de testes na América Latina

Complexo de R$ 90 milhões no interior de São Paulo tem sete pistas on e off road e estrutura para eventos

Após investimento de cerca de R$ 90 milhões e oito anos desde que o projeto foi revelado, a Pirelli abre as portas  do Circuito Panamericano, seu maior complexo de pistas na América Latina, erguido em Elias Fausto, SP.

São sete pistas distribuídas pelo terreno de mais de 1,6 milhão de m², oito vezes maior do que a antiga área de testes na vizinha Sumaré, que foi vendida.

Mas a fabricante de pneus não pretende utilizar a noiva estrutura apenas para desenvolvimento de seus pneus. A ideia é Elias Fausto seja um espaço polivalente para avaliações técnicas das montadoras de automóveis, veículos pesados e de duas rodas, de outras empresas do setor e até mesmo para eventos promocionais.

LEIA MAIS

→Mercado de reposição de pneus dá fôlego ao setor

→Pirelli retoma produção de mais duas unidades

Por conta disso, o Cicuito Panamericano tem também auditório, escritórios climatizados, salas de reuniões e briefing. São 205 mil m² de área construída, que englobam ainda boxes e as pistas, inclusive para testes off road.

Em príncípio, porém, será uma das principais ferramentas para a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli. Com ela, a Pirelli espera otimizar recursos e tempo de desenvolvimento de seus produtos.

Estará conectada a outros 11  centros assemelhados da empresa espalhados por todos vários países, uma rede que congrega perto de 2 mil profissionais.

As pistas do novo complexo da Pirelli:

 Dry Handling (extensão de 3.400 m): traçado para testes de dirigibilidade e desempenho em pista seca;

Wet Handling (extensão de 2.000 m):  para testes de dirigibilidade e desempenho  com pista molhada artificialmente;

 Steering Pad (quatro raios de 40 m, 43,7 m, 47 m e 50,5 m): para testes de aceleração lateral em pista seca ou molhada;

Comfort (extensão de 715 m): dedicada a testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness – ou Ruído, Vibração e Aspereza);

Testes Especiais (extensão de 2.500 m):  traçados que permitem a maior variedade de testes objetivos como aquaplanagem em curva e reta, frenagem em pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração da área de contato do pneu com o solo, detalonamento, ruído interno, dentre outros.

Ruído Externo (extensão de 1.000 m): duas áreas de medição para captação de ruídos externos ao veículo, em conjunto com equipamentos como o coast-by-noise e pass-by-noise.

 Off-road (extensão de 1.900 m):para verificação de dirigibilidade, controle e tração em na terra, lama e grama.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás