Indústria

Sindicato reivindica testes de Covid-19 nas fábricas do ABC

Ação está sendo realizada na Volkswagen, onde 570 trabalhadores já tinham testado positivo

Diante do aumento de números de infectados pela Covid-19 nas fábricas do ABC paulista, o Sindicato dos Metalúrgicos da região está pleiteando que as empresas realizem testes em seus funcionários para tentar evitar maior disseminação do novo coronavírus.

A ação, segundo a entidade, começou a ser implementada na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo, onde 570 pessoas já tinham testado positivo. A previsão é a de realizar 14 mil testes, entre trabalhadores diretos e terceirizados, durante o período de sexta-feira, 14, até esta quarta-feira, 19.

De acordo com balanço divulgado pelo sindicato, a região do ABC está atingindo perto de 50 mil casos e 2 mil mortes. Wagner Santana, presidente da entidade, diz que desde o início da pandemia a prioridade tem sido garantir as vidas e a saúde de cada trabalhador. “Fizemos o isolamento social e depois aceitamos acordos de retorno ao trabalho que sequer ouviríamos em uma situação normal”, afirmou.

LEIA MAIS

Volkswagen pretende dispensar pelo menos 5 mil empregados no Brasil

Renault e sindicato chegam a acordo e greve deve acabar nesta terça-feira

Anfavea explica proposta de adiamento do Proconve

Na avaliação do sindicalista, é importante que o poder público faça o teste da Covid-19 em massa e que as empresas também façam a sua parte para ter o foco real da transmissão e poder estancar a contaminação e as mortes. “Se não fosse o total desrespeito e desprezo com a humanidade dos governantes que aí estão, o Brasil não estaria assistindo a esse genocídio, que já ultrapassou 108 mil vidas perdidas”.

O coordenador da Comissão de Fábrica na Volkswagen, Wagner Lima, ressaltou que o surto na montadora e o aumento de casos em São Bernardo, que registra 22.749 infectados e 706 óbitos, reforçaram a urgência da reivindicação.

“Toda a negociação com a fábrica foi pautada pela nossa preocupação com a vida em primeiro lugar. Mesmo com todos os cuidados de higiene e sanitários, ainda temos um número crescente de pessoas sendo contaminadas”, comentou Lima, informando ainda que a ferramentaria da Volkswagen ficou parada uma semana por surto. “A testagem é importante para fazer o mapeamento dos focos e o isolamento social de quem der positivo”.


Foto: Divulgação/SMABC/Adonis Guerra

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás