Empresa

GM abre PDV e estende lay-off em São José dos Campos

Maioria dos metalúrgicos aprova proposta da montadora em votação online

Em votação online realizada nesta segunda-feira, 24, e terça, 25, os funcionários da General Motors de São José dos Campos aprovaram a abertura de PDV, Programa de Demissão Voluntária, e a extensão de lay-off na fábrica do interior paulista. As mesmas medidas já foram adotadas pela montadora em São Caetano do Sul, no ABC paulista.

Ao revelar o resultado da assembleia virtual, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região informou que as duas propostas feitas pela GM foram votadas separadamente. No caso do PDV, 82,27% (2.320) dos trabalhadores aprovaram, 13,87% (391) rejeitaram e 3,87% (109) abstiveram-se.

O programa de demissão será aberto aos empregados de todos os departamentos da fábrica, mas a GM não informou qual é a meta de corte e nem o período de adesão. Os que optarem pela adesão ao PDV vão receber salários adicionais, extensão do convênio médico e um carro Onix Joy Black. Os benefícios variam de acordo com o tempo de fábrica de cada trabalhador.

Com relação à extensão do layoff, 85,07% ou 2.399 trabalhadores concordaram com a medida, enquanto 13,33% (376) rejeitaram e 1,6% (45) preferiram não opinar. Pelo acordo que está em vigor desde abril, o layoff terminaria em 12 de setembro. Agora seguirá até novembro, podendo estender-se ainda até abril de 2021 se o mercado automotivo não reagir até lá.

Assim como a GM, outras montadoras estão ameaçando demitir por causa das dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19. A Volkswagen já comunicou aos sindicatos onde tem fábrica que quer cortar 35% do seu efetivo e inicou nesta terça-feira, 25, negociações para a adoção de flexibilização trabalhista em todas as suas operações no País.

LEIA MAIS

Volkswagen pretende dispensar pelo menos 5 mil empregados no Brasil

Maratona de três dias de negociações entre VW e metalúrgicos

GM abre PDV em São Caetano do Sul

Segundo dados fornecidos pelo sindicato, são cerca de 1,1 mil funcionários atualmente em layoff e 2,5 mil trabalhando normalmente. Em São José dos Campos são produzidos os modelos S10 e Trailblazer, que recentemente ganharam atualizações de design e tecnologia.

“O Sindicato parabeniza os metalúrgicos pela expressiva participação na assembleia, independente do resultado. Continuaremos na luta em defesa do emprego, que é o mais importante neste momento”, comentou o vice-presidente do sindicato, Renato Almeida, ao término da votação online.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás