Empresa

Mercedes-Benz prorroga lay-off por mais dois meses

Em assembleia on line, metalúrgicos aprovam um pacote de medidas de flexibilização com garantia de retorno ao trabalho

Mais um acordo, dentre vários que estão sendo fechados desde abril no setor automotivo, foi encaminhado esta semana no setor automotivo. Em votação online realizada na terça-feira, 25, os trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, da Mercedes-Benz do Brasil aprovaram a prorrogação da suspensão de contrato, do lay-off e também da jornada reduzida, medidas adotadas em maio após a montadora ter paralisado sua produção por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o acordo garante 100% do salário líquido para todos os trabalhadores que estiverem sob quaisquer ferramentas de flexibilização e também a certeza de retorno ao trabalho para todos os envolvidos.

A renovação da suspensão temporária de contrato vale por mais dois meses, com revezamento de duas turmas com cerca de 400 trabalhadores cada. Um grupo ficará fora da fábrica em setembro e outubro e outro nos meses de novembro e dezembro.

LEIA MAIS

GM abre PDV e estende lay-off em São José dos Campos

Mercedes-Benz inicia 2º turno na produção de caminhões

A mesma medida e o mesmo período serão aplicados para o grupo de cerca de 100 trabalhadores com comorbidades, considerados grupo de risco para Covid-19. Ao final deste período, esses funcionários serão colocados em lay-off por 3 meses.

Também foi renovado por mais dois meses a redução de jornada  para os trabalhadores do setor administrativo, atualmente em home-office, conforme dados fornecidos pelo sindicato. A Mercedes-Benz já trabalha com medidas de flexibilização há três meses, mas no início de julho reativou o 2º turno para garantir maior distanciamento social na fábrica de São Bernardo e também atender pedidos específicos de clientes.

Dentre outros acordos firmados recentemente, tem o da General Motors com os metalúrgicos de São José dos Campos, no interior paulista, que além de prorrogar período de lay-off também envolve a abertura de PDV, Programa de Demissão Voluntária, seguindo medida já adotada pela montadora na planta de São Caetano do Sul.


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás