Indústria

Renovação de frota como instrumento para superar crise

Antiga pauta da indústria de veículos comerciais volta ao debate como solução para enfrentar os impactos da pandemia

O tema não é novo e, por mais que volte a ser discutido de maneira frequente, um programa efetivo de renovação de frota ainda descansa em gavetas.

Representantes da indústria de veículos comerciais reunidos em live promovida pela agência de notícias Automotive Business, na quarta-feira, 26, no entanto, acreditam que o atual momento nunca se mostrou tão apropriado para se introduzir uma ferramenta de substituição de veículos velhos por novos.

Para os representantes, diante da imensa dificuldade de estimar os desdobramentos causados pela pandemia no transporte em futuro próximo, um programa de renovação de frota daria novo fôlego à indústria.

“No médio prazo, (a renovação de frota) traz impactos que só beneficiam a cadeia logística, pois tende diminuir a frota com aumento de eficiência”, avaliou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz. “Promove também melhorias no meio ambiente, na segurança e é capaz de preservar os níveis de produção.”

“Embora se discuta há muito tempo, o momento é agora”, reforçou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Já existe um programa desenhado muito consistente com participação de diversas representações, de sindicatos à indústria. É um incentivo estratégico em suporte ao transportador com impactos no chão das fábricas.”

Para Ricardo Barion, diretor comercia da Iveco, a renovação de frota seria medida que intensificaria vendas ante a necessidade simultânea de investir em tecnologias para reduzir emissões de poluentes a fim de atender à nova fase do Pronconve, em 2022. “Neste momento desafiador seria mais lógico para melhorar o meio ambiente, alavancar o mercado e diminuir a idade da frota de caminhões.”

LEIA MAIS

Renovação de frota volta à tona na Fenatran


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás