Objetivo é atender áreas afetadas por desastres, como tufões e tempestades, dentre outras finalidades
A Toyota e a Honda reuniram suas tecnologias para desenvolver um sistema móvel de geração e entrega de energia, que visa garantir o abastecimento em qualquer hora e lugar, incluindo áreas que tiveram a rede elétrica danificada temporariamente por algum desastre, como tufões e tempestades.
Intitulado Moving, o projeto consiste em um ônibus movido a célula de combustível (fuel cell), que pode carregar uma grande quantidade de hidrogênio, aparelhos portáteis externos de entrega de energia e baterias portáteis. As duas montadoras japonesas prometem iniciar os testes com o veículo em breve.
Segundo a Honda, o Moving pode ser utilizado tanto em tempos de desastre para apoiar o fornecimento de energia em áreas afetadas, como também em situações normais de rotina, como o abastecimento temporário para um evento. As duas empresas irão verificar a eficácia do Moving em diversas formas de uso a partir de testes em municípios e empresas que preencham as condições necessárias e estejam dispostas a cooperar.
Além do ônibus em si, o Moving abrange um dispositivo de entrega de energia externa portátil, o Power Exporter 9000, da Honda, dois tipos de baterias portáteis da mesma marca – LiB AID E500 e Mobile Power Pack (MPP) – e um carregador Mobile Power Pack Charge & Supply Concept para MPP.
LEIA MAIS
→Honda Automóveis premia 17 fornecedores
→Toyota traz para o Brasil empresa de compartilhamento KINTO
Desenvolvido com base na versão anterior do Toyota FC Bus, o ônibus de célula de combustível é equipado com o dobro de tanques de hidrogênio de alta pressão, que aumentam significativamente a quantidade de hidrogênio que pode ser transportado, permitindo um alto rendimento e grande capacidade de geração de energia (454 kWh com saída máxima de 18 kW).
Foto: Divulgação/Honda
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027