Empresa

VWCO investe R$ 1 bilhão no projeto dos caminhões Meteor

Desenvolvimento localizou produção do motor MAN de 13 litros e contemplou área dedicada para montagem dos novos veículos em Resende

Para estrear na categoria de extrapesados, segmento com a maior participação nas vendas e que se mantém aquecido, apesar da crise, a Volkswagen Caminhões e Ônibus investiu R$ 1 bilhão no projeto, portanto, a maior parte do ciclo anunciado para o período de 2017 a 2021. Do valor, metade deu suporte ao desenvolvimento dos produtos, enquanto os outros R$ 500 milhões preparou a fábrica.

A jornada de colocar a nova família de caminhões no mercado seguiu o roteiro de praxe, com dezenas de protótipos, milhares quilômetros rodados sob as diversas condições de rodagem e carga, além dos testes em operações reais, nas mãos dos clientes. Mas o lançamento dos Meteor trouxe outros desafios, como a nacionalização de componentes, em especial o motor, de tecnologia alemã.

Para isso, a empresa se valeu de experiência anterior quando, em 2012, passou a produzir aqui o motor MAN D08, de quatro e seis cilindros, em linha dedicada nas instalações da MWM, no bairro paulistano de Santo Amaro. Da mesma maneira, o motor D26 de 13 litros escolhido para equipar os novos caminhões, sairão de São Paulo para a fábrica de Resende (RJ). A operação representa a primeira linha de produção desse motor fora da Europa.

No processo de nacionalização, a engenharia brasileira fez intervenções em mais de 130 componentes, desde modificações a localizações de componentes do motor, como bloco, cabeçotes e sistema de injeção. “O motor é produzido e adaptado para às condições brasileiras”, resume Leandro Siqueira, vice-presidente de planejamento de produto, estratégia corporativa e digitalização da VWCO.

Na fábrica o investimento providenciou novos processos, recursos da Indústria 4.0 e a construção de prédio exclusivo com 4,5 mil m² para o acabamento das cabines dos Meteor. Pela primeira vez a empresa também emprega o uso de AGVs na linha e dos 70 robôs da unidade fabril, um terço deles é dedicado à produção da nova família de caminhões.

Na outra ponta do processo de lançamento, a VWCO também anuncia investimento de R$ 1,3 milhão o Centro de Distribuição de Peças de Vinhedo (SP), armazém que a marca compartilha com as outras operações do Grupo Volkswagen no País. O valor será aplicado na ampliação da área a qual a marca tem direito, de 32 mil² para 36 mil m².

LEIA MAIS

VWCO lança linha de caminhões extrapesados Meteor


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás