Mercado

Sem licenciamentos em agosto, peruas nacionais chegam ao fim após 60 anos

Últimas unidades foram emplacadas em julho. Agora, novas somente Audi e Volvo.

WEEKENDWEEKEND

Fiat Weekend foi a última representante nacional a sair de linha

 

Alonga história das station wagons nacionais chegou ao fim oficialmente em julho, quando, segundo registros da Fenabrave, foram licenciadas as últimas 9 unidades da Fiat Weekend, modelo que saiu de linha em janeiro após 23 anos. Em agosto, somente 21 station wagons chegaram às ruas: 21 da Audi e 14 da Volvo, todas importadas.

Desde o fim da década de 50, a indústria automobilística produzia as chamadas peruas, como ficaram conhecidos em muitas regiões esses modelos que privilegiam o espaço para bagagens. Vale lembrar, dentre elas, as pioneiras DKW Vemaguet ou as Volkswagen TL e Variant, Ford Belina, Chevrolet Caravan e Fiat Panorama, só para ficar em um reduzida lista dos vinte primeiros anos.

Mas quantidade até superior pode ser relatada da década de 80 até 2010, sem contar a farta oferta de modelos importados. Em 2007, por exemplo, os consumidores podiam escolher entre quinze modelos de oito marcas, sete deles nacionais: as médias Fiat Palio Weekend, VW Parati, VW Space Fox e Peugeot 206 SW ou as grandes Toyota Fielder, Fiat Marea Weekend e Renault Megane.

Já em 2012, apenas quatro peruas nacionais ainda eram vendidas, portfólio reduzido pela metade dois anos depois. Desde então, somente a Fiat Weekend e a Volkswagen Spacefox, modelos médios, tinham lugar nas linhas de montagem daqui, mesmo assim muito diminuto, quase insignificante nos últimos cinco anos.

O surgimento dos monovolumes antes e a explosão da preferência por utilitários esportivos a partir de meados da última década foram determinantes para a longa agonia das station wagons no Brasil. O segmento, que representava quase 5% das vendas totais de veículos nos primeiros anos deste século, viu sua participação encolher para 2,6% em 2010 e somente 0,7% em 2015.

No ano passado, foram negociadas 5,5 mil peruas no mercado interno, quase 3,2 mil do modelo da Fiat. Em 2020, de janeiro a agosto,  os emplacamentos somaram precisamente 353 unidades, sendo 130 unidades da Weekend, 5 da Spacefox, além de 144 Audi A4 Avant e 74 Volvo V60.

Ou seja, daqui para frente, a menos que se disponha de pelo menos R$ 220 mil para dar em troca dos modelos da Audi ou Volvo, quem desejar andar de perua por aí terá como opção as usadas. E antes que acabem!

LEIA MAIS

→Mercado de veículos mantém crescimento em agosto

→ Fiat Strada foi o segundo veículo mais vendido em agosto


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás