Acordo na Europa envolve inicialmente os modelos Zoe e Leaf que rodarão em sete países
Renault e Nissan são duas das montadoras que mais têm perseguido a ampliação do mercado de veículos elétricos em todo o mundo. E ambas, por meio da Aliança que têm globalmente, acabam de dar um passo importante nesse sentido ao assinarem Memorando de Entendimento com o Uber para adoção de seus veículos em deslocamentos dos usuários da plataforma na Europa.
A ideia é oferecer veículos elétricos a um preço acessível para os motoristas do aplicativo em países como França, Holanda, Portugal e no Reio Unido. O Uber decidiu se tornar uma plataforma de mobilidade zero emissão e, até 2025, 50% dos quilômetros rodados por meio da plataforma em Amsterdam, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Madri e Paris serão percorridos em veículos elétricos.
A Nissan já tem experiência semelhante com a Uber em um projeto projeto-piloto desenvolvido no Reino Unido e que servirá de base para a nova etapa da parceria.
Montadoras e plataforma trabalharão juntas ainda para o desenvolvimento do ecossistema elétrico cidades europeias, ações d emarketing e programa de educação sobre os benefícios dos veículos elétricos para os motoristas parceiros da Uber.
Inicialmente, devem ser oferecidos a eles, dentro da parceria, os Renault Zoe e Nissan LEAF. Mas as empresas já planejam que futuramente outros modelos serão incorporados.
“Este acordo com o Uber é um reconhecimento de nossa capacidade de conquistar novos mercados e auxiliar profissionais em sua transição energética. Estamos unindo nossas forças para acelerar o movimento”, afirmou Gilles Normand, vice-presidente sênior de Veículos Elétricos e Serviços de Mobilidade no Grupo Renault.
LEIA MAIS
→ Governo do Paraná adota frota de dez elétricos Renault Zoe
→Grupo Renault cria nova organização global de marca s
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.